NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Eduardo Paz Ferreira, responsável pelo conselho fiscal da CGD e da comissão de auditoria do banco, diz "não perceber" a referência à "falta de fiscalização" por parte dos órgãos responsáveis.
O relatório de auditoria da EY à Caixa Geral de Depósitos foi "insuficiente" e "descuidado", de acordo com o ex-presidente da comissão de auditoria da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Eduardo Paz Ferreira.
Eduardo Paz Ferreira considerou hoje no parlamento, onde está a ser ouvido numa audição da comissão de inquérito à recapitalização e gestão da CGD, que o relatório de auditoria da EY à gestão da CGD, referente ao período entre 2000 e 2015, foi "insuficiente" e "descuidado".
"O insuficiente e descuidado relatório não favorece a reconstituição dos factos e entra até numa contradição grave sobre a atuação dos órgãos de fiscalização", disse Eduardo Paz Ferreira, responsável pelo conselho fiscal da CGD entre 2007 e 2010 e da comissão de auditoria do banco entre 2011 e 2015.
O ex-responsável da Caixa disse "não perceber" a referência, no relatório da EY, a "falta de fiscalização" por parte dos órgãos responsáveis, que classificou de "declaração espantosa", uma vez que a consideração da EY vinha de "oito anexos que detetaram 150 falhas de controlo interno com diferentes graus de risco", elaborados pelos próprios órgãos de fiscalização.
Eduardo Paz Ferreira classificou a referência da EY como não contendo "datas", dizendo "não perceber o objetivo nem as razões de ser" de tal comentário.
O anterior responsável revelou ainda que apresentou um pedido à Caixa Geral de Depósitos para lhe serem fornecidos documentos que não estavam em seu poder, tendo este sido "parcialmente atendido".
O também professor universitário revelou que a CGD lhe daria "um computador e um dia" para analisar documentação.
CGD: Relatório da EY foi "insuficiente" e "descuidado"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.