Francisco Rodrigues dos Santos acredita que a "mão pesada" pode ser "dissuasora de situações futuras", lembrando ainda os bombeiros que morreram no combate às chamas.
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, pediu hoje "justiça atuante e mão pesada" para com os "criminosos que colocam fogo" e "colocam o país em risco" e exigiu que o Governo dê aos bombeiros mais meios.
"A nossa justiça tem de uma vez por todas ter mão pesada para que todos os criminosos que impunemente têm colocado fogo posto e colocado em risco as nossas populações. Precisamos de uma justiça atuante e mão pesada para os criminosos que colocam fogo", disse o líder do CDS-PP, no Porto, após uma visita ao Hospital de São João.
Francisco Rodrigues dos Santos acredita que a "mão pesada" pode ser "dissuasora de situações futuras", lamentando que atualmente a justiça "não tenha sido lesta e implacável como seria desejável".
"Parece que Portugal é uma república das bananas quando há mortalidade dos nossos bombeiros, populações e, risco, património dilacerado. Temos de ser muito claros: tolerância zero para quem coloca o país em risco através do fogo", disse Francisco Rodrigues dos Santos quando convidado a comentar os incidentes dos últimos dias com incêndios em Portugal.
O presidente do CDS-PP começou por "prestar homenagem" a todos os bombeiros que morreram no combate às chamas para "proteger as nossas populações neste período crítico", contou que em junho e este mês esteve reunido com quartéis de bombeiros e exigiu mais meios.
"[nessas reuniões] observamos algumas preocupações. E o Observatório Técnico Independente e a União Europeia já disseram que o risco de incêndio este verão era muito mais elevado do que nos anos anteriores. Isto quando Portugal não colocou à disposição da Proteção Civil os meios humanos, aéreos e operacionais para fazer face a este risco de incêndio", resumiu.
Francisco Rodrigues dos Santos defendeu ainda uma "atuação preventiva" para, acrescentou, "impedir grandes tragédias como as de há anos" e apelou a "condutas humanas responsáveis".
CDS pede "justiça atuante e mão pesada" para "criminosos" do fogo posto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.