NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
As duas detenções ocorreram nos concelhos de Santo Tirso e de Vila do Conde, no âmbito de inquéritos distintos, mas por motivo comum: a "presumível autoria de crimes de violação, coação sexual e perseguição, ocorridos desde o início do ano passado e no decurso do corrente mês".
As autoridades judiciais determinaram uma caução de 60 mil euros para um suspeito de crimes sexuais e prisão preventiva para outro, informou esta segunda-feira a Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ), que deteve os dois homens.
Em comunicado, a PJ indica que as detenções ocorreram nos concelhos de Santo Tirso e de Vila do Conde, ambos no distrito do Porto, no âmbito de inquéritos distintos, mas por motivo comum: a "presumível autoria de crimes de violação, coação sexual e perseguição, ocorridos desde o início do ano passado e no decurso do corrente mês".
Na primeira situação, explica a polícia, "o arguido obrigou a vítima a manter relações sexuais, contra a vontade da mesma, sob ameaça de divulgação de imagens por ele registadas, também sem o seu consentimento, de um envolvimento sexual anterior".
Perante a reafirmação da vontade da vítima em cessar com aquele relacionamento, o homem "acabou por divulgar as referidas imagens pelos contactos daquela nas redes sociais, causando-lhe grave dano emocional", acrescenta.
Na segunda situação, as agressões sexuais consistiram na violação, ocorrida na noite do dia 14, de uma jovem, maior, com atraso no desenvolvimento físico e cognitivo por causa de doença congénita.
De acordo com a investigação desenvolvida, "o arguido, familiar próximo da vítima e a quem esta foi entregue para o exercício de funções parentais na sequência do abandono por parte dos progenitores naturais, submeteu a jovem a práticas sexuais forçadas na residência da família", relata a PJ.
Caução de 60 mil euros e prisão preventiva para suspeitos de crimes sexuais
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.