NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, está mais confiante, depois do Governo ter admitido a existência de potenciais compradores.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), manifestou-se, esta quinta-feira, esperançado que seja possível travar o encerramento da fábrica da antiga Triumph, depois do Governo ter admitido a existência de potenciais compradores.
Na terça-feira, o ministro da Economia, Caldeira Cabral, disse esperar que se encontre "uma solução" para a Têxtil Gramax, admitindo a existência de interessados na fábrica, mas caso não seja possível "que, pelo menos, se acautele os direitos dos trabalhadores".
A fábrica da antiga Triumph (de roupa interior feminina), sediada na freguesia de Sacavém, concelho de Loures, foi adquirida no início de 2017 pela TGI-Gramax e emprega, actualmente, 463 trabalhadores.
No entanto, em Novembro, a administração da empresa comunicou aos trabalhadores que iria ocorrer um processo de reestruturação, que previa o despedimento de 150 pessoas.
Em 5 de Janeiro, depois de tomarem conhecimento de que a administração tinha iniciado um processo de insolvência, os trabalhadores começaram uma vigília à porta das instalações, que ainda se mantém, para impedir a saída de material da fábrica.
"Obviamente que vemos estas palavras do senhor ministro com imensa satisfação porque significa que não está fechada a possibilidade da fábrica continuar a laborar. Temos esperança que ainda é possível impedir o seu encerramento mas é preciso que haja uma concretização nas intenções de adquirir a fábrica", afirmou à agênciaLusao presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.
Entretanto, na manhã desta quinta-feira um grupo de trabalhadoras da antiga Triumph deslocou-se à Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, para entregar uma peça de lingerie, como protesto ao eventual encerramento da fábrica em Loures e para apelar ao Governo que intervenha no processo.
Câmara de Loures esperançada na manutenção da antiga Triumph
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.