Sábado – Pense por si

Bruxelas dá reprimenda a Portugal por pesca ilegal

A Comissão Europeia iniciou um processo de infracção contra Portugal por transgressões cometidas por navios pesqueiros em águas regulamentadas pela NAFO.

A Comissão Europeia iniciou um processo de infracção contra Portugal por transgressões cometidas por navios pesqueiros em águas regulamentadas pela Organização das Pescarias do Noroeste do Atlântico (NAFO, na sigla inglesa), foi hoje divulgado em Bruxelas.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, Portugal vai receber "uma notificação para cumprir por não ter tomado medidas com vista a prevenir, impedir e eliminar as actividades de pesca ilegais, não declaradas e não regulamentadas, exercidas por alguns navios portugueses" em zonas de pesca NAFO.

Bruxelas considera que Portugal não cumpre as suas obrigações no que respeita à execução das regras da União Europeia (UE) contra as pescas ilegais, não declaradas e não regulamentadas.

A Comissão Europeia considera que Portugal também não cumpre as regras do Regulamento de Controlo do cumprimento das regras da Política Comum das Pescas.

Portugal tem dois meses para responder às questões de Bruxelas, que poderá avançar para a segunda fase do processo de infracção, com o envio de um parecer fundamentado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.