A Comissão Europeia considerou que a proposta de OE2019 coloca um risco de incumprimento do PEC. Em Itália há "um caso particularmente grave de incumprimento".
A Comissão Europeia considerou esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado de Portugal para 2019 (OE2019) coloca um risco de incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento, pedindo medidas se estas se revelarem necessárias.
A decisão foi comunicada pelo vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, depois da reunião do colégio de comissários que citou Portugal como um dos países cujo Orçamento corre o risco de falhar as metas.
Quatro dias depois do ministro das Finanças português, Mário Centeno, ter entregue a proposta de OE para 2019, a Comissão Europeia enviou uma carta onde avisava que o país corria o risco de se desviar de forma significativa das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
A direcção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros frisou que, pelas suas contas, a despesa líquida primária vai crescer 3,4% em termos nominais, "o que excede a recomendação de aumento máximo de 0,7%".
Probelmas com Itália
Nos pareceres publicados esta quarta sobre os planos orçamentais dos Estados-membros da zona euro para 2019, Bruxelas considera que, no caso de Itália, há "um caso particularmente grave de incumprimento", enquanto os projectos de orçamento de Portugal, Bélgica, França e Eslovénia "colocam um risco de incumprimento" do Pacto, já que "podem conduzir a um desvio significativo relativamente às trajectórias de ajustamento no sentido da realização do respectivo objectivo orçamental a médio prazo".
Bruxelas avisa que Orçamento português está em risco de incumprimento
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.