O novo espaço vai funcionar com dois psicólogos, um jurista e apoio administrativo
A região de Bragança tem desde esta terça-feira um segundo núcleo de apoio às vítimas de violência doméstica, com a abertura no sul do distrito de um serviço de atendimento e acompanhamento.
O núcleo resulta de uma parceria entre o Governo e os municípios de Alfândega da Fé e de Torre de Moncorvo, ficando como entidade responsável a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé e a sede em Torre de Moncorvo.
A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, presidiu hoje, em Torre de Moncorvo, à assinatura do protocolo que operacionaliza este apoio inserido numa Estratégia de Combate à Violência Doméstica.
A capital de distrito, Bragança, foi a primeira no país a ter um núcleo criado, há 12 anos, no extinto Governo Civil e que continua a funcionar na Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB), dando resposta a toda a região.
Segundo a secretária de Estado, constatou-se que "não é possível com três ou quatro técnicos corresponder a uma área geográfica do tamanho do território de Bragança".
"São distâncias muito grandes", observou.
Para melhorar a resposta, o Governo está apostado, em parceria com os municípios, em duplicar, em todos os distritos do interior do país, os núcleos existentes.
No distrito de Bragança "as coisas não foram simples", como admitiu a governante, e só dois municípios do sul da região mostraram vontade de avançar, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo.
A secretaria de Estado espera "em breve poder ter outros municípios a aderiram a este núcleo", ressalvando que as populações dos restantes concelhos do sul da região têm acompanhamento assegurado pelo serviço que já existe em Bragança.
e.
Estes serviços prestam apoio a vítima mesmo antes de apresentarem queixa nas autoridades.
Bragança ganha segundo núcleo de apoio à vítima de violência doméstica
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.