A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, quer reabertura de serviços públicos "onde eles encerraram" e investimento na ferrovia para que esta seja capaz de "transportar populações e mercadorias".
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje a aplicação de "medidas estruturais" para desenvolver os territórios do Interior do país e fixar populações.
"Não porque achemos que as medidas pontuais não possam ser feitas e não possam ter algum efeito, mas nós precisamos de mais do que de medidas pontuais. Nós precisamos de medidas estruturais para desenvolver o Interior do país", disse hoje Catarina Martins, quando questionada pela agência Lusa, em Celorico da Beira, no distrito da Guarda, sobre as medidas anunciadas recentemente pelo Governo para a valorização do Interior.
Segundo a líder nacional do BE, há duas medidas fundamentais de investimento, que são responsabilidade de investimento do Estado e também permitem o investimento privado: a reabertura de serviços públicos "onde eles encerraram" e o investimento na ferrovia e "a sua presença em todo o país e a sua capacidade de transportar populações e mercadorias".
"Continuamos a dizer que sem medidas estruturais é difícil combater o despovoamento do Interior do país", frisou a responsável durante uma visita à Feira do Queijo da Serra da Estrela de Celorico da Beira.
Em sua opinião, a par de medidas de reflorestação em locais afetados pelos incêndios, de medidas relacionadas com o investimento na agricultura e na sua modernização, "é preciso também o investimento nos serviços públicos e na ferrovia".
"Para nós [BE], essa visão estrutural para o Interior é fundamental e é por essa que nos continuamos a bater", destacou.
Catarina Martins referiu ainda que não se opondo o partido a medidas pontuais, continua a defender "o investimento estruturante" no país.
Nas declarações aos jornalistas, a responsável lamentou que no mês passado tenha sido chumbada no Parlamento, pelo PS e pelos partidos da direita, a proposta do BE "de iniciar um processo de reabertura de serviços públicos onde eles foram encerrados nos últimos anos".
Bloco de Esquerda defende "medidas estruturais" para o Interior do país
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.