"A pandemia veio tornar mais visíveis estes problemas. Estamos no mesmo barco. Ou nos ajudamos para nos salvarmos todos ou então o barco afunda", alertou o presidente da Conferência Episcopal que preside às celebrações do 13 de Outubro, em Fátima.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, alertou esta terça-feira em Fátima para "os movimentos populistas que manipulam a nostalgia do passado" e exacerbam "nacionalismos egoístas e conflituosos".
Dirigindo-se aos peregrinos no Santuário de Fátima, o bispo de Setúbal chamou a atenção para os populismos e nacionalismos que têm surgido e crescido nos últimos tempos.
"Vivemos num tempo em que movimentos populistas manipulam a nostalgia do passado, o medo real e imaginário, o perigo do estrangeiro e do que pensa diferente, que usam a ganância de possuir e dominar e até usam o nome de Deus e modelos religiosos para os seus interesses", vincou o líder dos bispos portugueses.
Segundo José Ornelas, esses movimentos "constroem muros, exacerbam nacionalismos egoístas e conflituosos", impedindo que "se chegue a consensos mundiais para encontrar soluções para os problemas de todos, como a pobreza, a injustiça, a guerra e a depredação do planeta, que colocam em perigo o futuro".
Para o bispo de Setúbal, "este não é certamente o projeto de Deus" e "não é deste modo que se constrói a Igreja".
"A pandemia veio tornar mais visíveis estes problemas, como todos sabemos. Estamos no mesmo barco. Ou nos ajudamos para nos salvarmos todos ou então o barco afunda", asseverou.
A homília foi proferida perante cerca de 4.000 pessoas, que não lotaram os espaços delimitados com círculos no recinto do Santuário, criados face à pandemia.
Devido à Covid-19, o Santuário de Fátima tem um limite de 6.000 pessoas no recinto, durante a peregrinação.
O controlo e monitorização dos acessos através de oito entradas, a delimitação dos espaços (com perímetros de segurança e marcações no solo), o reforço da sinalética e a limitação das deslocações dentro do recinto foram algumas das medidas adotadas.
A peregrinação começou na segunda-feira e termina hoje.
Bispo José Ornelas alerta em Fátima para os "nacionalismos egoístas e conflituosos"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.
Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.