Sábado – Pense por si

BE quer baixar IVA da energia, um dos impostos “que mais dizem a toda a gente”

A coordenadora bloquista, Catarina Martins, defendeu que "nos impostos também se faz justiça" e propõe "voltar aos 6% como devem estar todos os produtos essenciais".

A coordenadora bloquista, Catarina Martins, defendeu hoje que "nos impostos também se faz justiça", motivo pelo qual o BE quer baixar aqueles "que mais dizem a toda a gente", ou seja, descer o IVA da energia para os 6%.

Numa paragem já obrigatória da caravana do BE em período eleitoral, Catarina Martins focou-se no dossiê da energia, um tema caro ao partido, que nesta legislatura propôs a comissão de inquérito ao pagamento de rendas excessivas neste setor.

"Nos impostos também se faz justiça e se escolhe lados e o BE quer baixar os impostos que mais dizem a toda a gente deste país, baixar o IVA da energia, baixar o IVA da luz", explicou.

O compromisso do partido "é voltar aos 6% como devem estar todos os produtos essenciais".

"Há uma boa razão para fazermos esta proposta. Tenho ouvido muitas vezes a direita dizer que quer baixar impostos e este, este sim, é um imposto que temos de baixar porque os 23% de IVA na fatura da energia são para toda a gente", justificou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.