NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"Hoje é dia de vir ao Integra-te para darmos uma grande esfrega na academia, nas caloiras", disse o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.
O Bloco de Esquerda (BE) condenou esta segunda-feira as declarações do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS-PP/PPM) que "apelou à participação nas festas académicas para dar uma grande esfrega nas caloiras".
Num vídeo de alguns segundos, partilhado na semana passada nas redes sociais, o autarca apela à participação no Integra-te, a festa académica de recepção aos novos alunos da Universidade de Aveiro.
"Hoje é dia de vir ao Integra-te para darmos uma grande esfrega na academia, nas caloiras, um grande estímulo para a nossa universidade continuar a crescer, honrando e homenageando aqueles que lhe dão vida - os seus novos estudantes, os nosso caloiros - e, portanto, venham embora que aqui é que se está bem", diz o autarca no vídeo.
Em comunicado, o BE acusa Ribau Esteves de se ter assumido como "porta-estandarte de uma cultura machista, misógina e atávica" e exige um pedido público de desculpas.
Os bloquistas consideram "indefensáveis" as declarações do autarca e dizem que "são o reflexo de uma cultura tóxica que coloca as mulheres em risco".
"O espaço público e social, assim como toda a vivência, devem ser espaços seguros para mulheres e homens. É essencial uma cultura pública que valorize o espaço de cada pessoa, que garanta que a vontade de cada um e cada uma é respeitada e que ninguém seja um troféu de caça", refere a mesma nota.
O Bloco lembra ainda que há algumas semanas, o presidente da Câmara de Aveiro já tinha afirmado na receção aos novos alunos que "o encanto primeiro da academia são as nossas caloiras".
A Lusa tentou obter uma reacção do presidente da Câmara de Aveiro, mas até ao momento não foi possível.
BE condena declarações de autarca de Aveiro a apelar a "esfrega nas caloiras"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"