Sábado – Pense por si

Autoridade marítima alerta para agravamento do estado do mar nos Açores

À população desaconselha-se a prática de passeios junto à costa e de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

A autoridade marítima alertou esta terça-feira para o agravamento do estado do mar nas ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores a partir de quarta-feira, com ondas que poderão atingir os cinco metros.

Em comunicado enviado às redacções, a capitania do porto de Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) e a da Horta (ilha do Faial) avisam que "após uma relativa acalmia que se deverá fazer sentir ao longo de quarta-feira, as previsões apontam para um novo agravamento do estado do mar".

Nas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) a agitação marítima, de noroeste, poderá ultrapassar os quatro metros de altura significativa no final de quarta-feira, mas agravando-se e podendo ultrapassar os seis metros de altura significativa na quinta e na sexta-feira.

Nas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), a agitação marítima, de noroeste, poderá ultrapassar os quatro metros de altura significativa nas primeiras horas de quinta-feira, podendo ultrapassar os seis metros de altura significativa também na sexta-feira.

Assim, é recomendado à comunidade marítima a adopção de medidas de precaução, nomeadamente o reforço da amarração ou mesmo varando em lugar seguro as embarcações e vigilância na orla marítima e nos portos, em especial naqueles directamente expostos à agitação marítima.

À população, a autoridade marítima desaconselha a prática de passeios junto à costa e de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

"Junto à orla costeira deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", acrescenta o comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.