Segundo a associação "só protegidos os bombeiros poderão continuar a trabalhar na linha da frente", avisando para centenas de bombeiros em isolamento.
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) exigiu hoje a vacinação das equipas que lidam com doentes covid, alertando que há cada vez mais bombeiros infetados com o novo coronavírus e que há um risco de alguns quartéis fecharem.
Em comunicado hoje divulgado, a ANBP considera "muito crítico o atual momento que se vive devido à pandemia" e defende que "deveriam ser vacinados, de imediato, todos os bombeiros que fazem parte das equipas de covid-19".
Segundo a associação "só protegidos os bombeiros poderão continuar a trabalhar na linha da frente", alertando que "há quartéis com quase uma centena de bombeiros de quarentena, com testes realizados ou por contágio".
O Presidente da República e recandidato disse no domingo que o Governo quer "acelerar o processo de vacinação" contra a covid-19 de bombeiros e defendeu que por transportarem doentes têm risco idêntico ao pessoal do INEM.
Em resposta, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais diz que "não basta dizer, tem que se atuar".
"Temos vindo a assistir a promessas e mais promessas, mas os bombeiros continuam a ficar para trás, quando deveriam ser os primeiros, atendendo às suas funções, ao cansaço diário e à falta de rendição de algumas equipas. Também estamos exaustos! E a "rebentar pelas costuras", para atender ao transporte de doentes e a todas as situações de emergência. Olhem para os hospitais em situação limite, não tarda podem ser os bombeiros!", lê-se na nota.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos, 2.022.740 mortos resultantes de mais de 94,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 8.861 pessoas dos 549.801 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Associação de Bombeiros Profissionais exige vacinas contra covid-19
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.