Sábado – Pense por si

Assembleia-geral extraordinária dos advogados adiada por irregularidades na convocatória

28 de junho de 2019 às 20:10
As mais lidas

Luís Menezes Leitão disse que a irregularidade da convocatória que levou à anulação da assembleia-geral "prende-se comum uma alteração de última hora dos regulamentos propostos a votação", executada na noite de quinta-feira.

A assembleia-geral extraordinária da Ordem dos Advogados (OA) marcada para esta sexta-feira foi adiada para 29 de julho, por o presidente do Conselho Superior ter entendido que existia uma irregularidade na sua convocação.

Luís Menezes Leitão disse à agência Lusa que a irregularidade da convocatória que levou à anulação da assembleia-geral "prende-se comum uma alteração de última hora dos regulamentos propostos a votação", executada na noite de quinta-feira.

"Com estas alterações feitas ontem à noite, houve pessoas que não tiveram tempo de estudar os documentos", disse Menezes Leitão.

Os regulamentos propostos a votação eram a introdução do voto eletrónico nas futuras eleições da Ordem e outro sobre o Regime de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo, que está a dividir a classe.

Além de outros deveres estatutários, esta legislação, que deriva da transposição de uma diretiva europeia, é entendida pela grande maioria da classe, incluindo o bastonário, Guilherme Figueiredo, como "um sério ataque ao dever de sigilo dos advogados, timbre da profissão, verdadeira pedra angular sobre a qual se ergue todo o seu edifício deontológico".

Independentemente da irregularidade referida, Luís Menezes Leitão, candidato a bastonário nas eleições marcadas para novembro deste ano, afirmou que muitos advogados "colocam sérias reservas à introdução do voto eletrónico nas eleições da OA nos moldes e circunstâncias que a direção propõe, por falta de garantia de transparência de procedimentos e ausência de controlo seguro do processo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.