Sábado – Pense por si

As memórias dos amigos dos últimos anos de Mário Soares

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 07 de janeiro de 2018 às 08:00

Na doença, os próximos já eram menos e ele sentia-o. Os que estiveram nesses dias recordam as histórias que mais os marcaram numa vida cheia delas. Para uns era a voz, a presença, para outros uma piscadela de olho, um gesto de amizade a meio da noite ou o amor a Portugal

António Campos conheceu-o em 1963 e foi depois um dos seus mais próximos colaboradores na montagem da "máquina" socialista. A amizade manteve-se até ao fim. "Perdi um irmão", diz. E era também assim que Soares o considerava. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.