Sábado – Pense por si

Embaixadas e consulados portugueses em risco

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 07 de janeiro de 2018 às 08:00

Edifícios inseguros, degradados e sem condições de atendimento, despesas injustificadas e pessoal sem qualificações. Estas foram algumas situações encontradas por quatro inspecções a representações diplomáticas portuguesas. MNE diz estar a resolver os casos.

Uma embaixada com falta de segurança e que não cumpria as recomendações feitas pela Autoridade Nacional de Segurança em 2012; um consulado com instalações com uma "imagem patrimonial medíocre, decorrente de um aspecto exterior muito degradado e da ausência de manutenção regular e modernização dos espaços interiores"; uma representação sem "pessoal com formação ou experiência contabilística"; e um posto "sem condições de funcionamento" desejáveis e com "risco de intrusão".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.