NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A operação "Tiro Seguro" visava fiscalizar um campo de tiro sem licenciamento, tendo acabado por se verificar "em flagrante delito" a existência de um torneio.
Treze espingardas e 2.400 cartuchos foram apreendidos no domingo num torneio realizado num campo de tiro ilegal em Mação, no distrito de Santarém, durante uma operação da PSP, que também identificou 11 atiradores.
Segundo uma nota da Direção Nacional da PSP, a operação "Tiro Seguro" visava fiscalizar um campo de tiro sem licenciamento no concelho de Mação, tendo acabado por se verificar "em flagrante delito" a existência de um torneio organizado por uma associação, violando o Regime Jurídico das Armas e suas Munições.
Durante a operação foram apreendidas 13 espingardas, 2.401 cartuchos calibre 12, dos quais 1.125 eram propriedade da associação organizadora, uma máquina de lançar pratos, 4.104 pratos, além de equipamento eletrónico de apoio ao torneio e documentação de registo relativa ao torneio.
A PSP adianta ainda que foram identificados 11 atiradores, que serão alvo de processos de contraordenação por "desrespeito à obrigação de dar a utilização às armas de acordo com a justificação e pretensão declarada aquando do seu licenciamento" e frequência ou utilização de campo de tiro não licenciado.
Um atirador será também alvo de processo de contraordenação por apresentar uma taxa de álcool no sangue superior a 0,5 g/L.
O promotor da iniciativa será alvo de um processo de contraordenação por "falta de alvará habilitante para a exploração de carreira de tiro, com coima prevista entre os 5.000 euros e 30.000 euros".
No comunicado, a PSP acrescenta que continuará a realizar estas fiscalizações e alerta "todos os cidadãos que pretendam participar em campeonatos e/ou torneios de tiro ou similares verifiquem, sempre, se existe o cumprimento integral de todas as condições legais inerentes a esta atividade".
Em caso de dúvida, é referido, deve-se contactar a PSP ou consultar a lista dos campos de tiro licenciados, disponível em www.psp.pt.
Apreendidas 13 espingardas e 2.400 cartuchos em campo de tiro ilegal
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.