Sábado – Pense por si

Apoio do Estado aos pais será mantido mesmo após reabertura das creches

14 de maio de 2020 às 09:59
As mais lidas

Primeiro-ministro esteve numa creche. Espaços têm reabertura programada para 18 de maio. 15 mil funcionários já foram testados à Covid-19.

António Costa visitou esta manhã uma creche em Lisboa. No local, afirmou que será mantido o apoio monetário do Estado às famílias mesmo depois da reabertura das creches, programada para 18 de maio. "É fundamental que tudo decorra com maior segurança", disse o primeiro-ministro. 

O primeiro-ministro afirmou ainda que todos os funcionários das creches farão testes de diagnóstico da covid-19 até segunda-feira, adiantando que, num universo de 19 mil profissionais, já foram realizados testes em cerca de 15 mil.

"Tal como se tinha feito com o pessoal que trabalha nos lares, o Governo decidiu fazer um grande esforço para efetuar testes de diagnóstico relativamente às cerca de 19 mil pessoas que trabalham nas creches de todo o país. Neste momento, estão já realizados cerca de 15 mil testes. Vamos continuar a fazer esse trabalho de forma a que, na segunda-feira, quando as creches reabrirem, todas as pessoas tenham sido testadas", declarou António Costa.

Em relação ao processo de reabertura das creches, António Costa disse que, ao longo das últimas semanas, o Governo foi confrontado com posições díspares, com algumas famílias a pedirem a reabertura rápida, alegando urgência no regresso ao trabalho, e outras a pedirem para que continuassem encerradas.

"Desde o princípio que percebemos que, para darmos este passo, era necessário que os pais se sentissem seguros. Por isso, as creches não foram colocadas na primeira leva de reabertura, mas, antes, na segunda, dando tempo às instituições para assimilarem as novas orientações e fazerem necessário o esforço de adaptação", declarou o primeiro-ministro.

Na próxima sexta-feira, dia 15, o Conselho de Ministros vai reunir para decidir o que abrirá no dia 18 de maio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.