Sábado – Pense por si

ANAC investiga denúncias sobre jatos de oligarcas russos com matrícula portuguesa

SÁBADO
SÁBADO 10 de março de 2022 às 10:08
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

A Autoridade Nacional de Aviação Civil está a investigar as denúncias feitas por Rui Pinto nas redes sociais quanto ao jato particular de Dmitry Mazepin, presidente da Uralchem e alvo de sanções da União Europeia.

A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) está a investigar as denúncias feitas por Rui Pinto nas redes sociais quanto a aviões particulares e jatos de oligarcas russos com matrícula portuguesa, avança fonte oficial da ANAC aoExpresso.

Esta segunda-feira, Rui Pinto escreveu no Twitter que o oligarca russo Dmitry Mazepin, presidente da Uralchem e alvo de sanções da União Europeia, é dono de dois aviões particulares, um deles com matrícula portuguesa, e que ambos se encontravam em Moscovo. Ao jornal, a ANAC confirmou que a aeronave, um Bombardier Challenger 650 com a matricula CS-DOF, se encontra registada no Registo Aeronáutico Nacional (RAN), e a empresa proprietária é a Halcyon Limited, das ilhas Bermudas. No entanto, a autoridade diz estar a "analisar" o contrato de fretamento, para saber se este foi ou não concluído antes de 28 de fevereiro, o dia em que a União Europeia passou a proibir aviões russos de aterrar, descolar ou sobrevoar o espaço europeu. 

O primeiro alerta do denunciante tinha sido deixado dias antes, a 1 de março, quando alertou para a viagem de um jato privado CS-DHZ (Bombardier Global 6000) do oligarca russo Alexander Mikheev, diretor-geral da Rosoboronexport, empresa transportadora de material militar, desde o Dubai até Hanoi, no Vietname. Segundo o semanário, o contrato de fretamento terá sido celebrado a 25 de fevereiro, antes de as sanções contra a Rússia terem entrado em vigor, e a aeronave está inscrita no Registo Aeronáutico Nacional. A empresa que detém o jato é a Vinstra Ltd., com sede em Tortola, nas Ilhas Virgens.

Ao jornal, a ANAC disse ainda que não tem como identificar a nacionalidade dos donos de aviões com matrícula portuguesa e atestar que têm nacionalidade russa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.