A Autoridade Nacional de Aviação Civil está a investigar as denúncias feitas por Rui Pinto nas redes sociais quanto ao jato particular de Dmitry Mazepin, presidente da Uralchem e alvo de sanções da União Europeia.
A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) está a investigar as denúncias feitas por Rui Pinto nas redes sociais quanto a aviões particulares e jatos de oligarcas russos com matrícula portuguesa, avança fonte oficial da ANAC aoExpresso.
Esta segunda-feira, Rui Pinto escreveu no Twitter que o oligarca russo Dmitry Mazepin, presidente da Uralchem e alvo de sanções da União Europeia, é dono de dois aviões particulares, um deles com matrícula portuguesa, e que ambos se encontravam em Moscovo. Ao jornal, a ANAC confirmou que a aeronave, um Bombardier Challenger 650 com a matricula CS-DOF, se encontra registada no Registo Aeronáutico Nacional (RAN), e a empresa proprietária é a Halcyon Limited, das ilhas Bermudas. No entanto, a autoridade diz estar a "analisar" o contrato de fretamento, para saber se este foi ou não concluído antes de 28 de fevereiro, o dia em que a União Europeia passou a proibir aviões russos de aterrar, descolar ou sobrevoar o espaço europeu.
Russian oligarch Dmitry Mazepin and his family have two private jets at their disposal: the CS-DOF (Bombardier Challenger 650) registered in Portugal and the M-INSK (Gulfstream G650) registered in the Isle of Man. Both are currently in Moscow. pic.twitter.com/6umZ5cFuoH
O primeiro alerta do denunciante tinha sido deixado dias antes, a 1 de março, quando alertou para a viagem de um jato privado CS-DHZ (Bombardier Global 6000) do oligarca russo Alexander Mikheev, diretor-geral da Rosoboronexport, empresa transportadora de material militar, desde o Dubai até Hanoi, no Vietname. Segundo o semanário, o contrato de fretamento terá sido celebrado a 25 de fevereiro, antes de as sanções contra a Rússia terem entrado em vigor, e a aeronave está inscrita no Registo Aeronáutico Nacional. A empresa que detém o jato é a Vinstra Ltd., com sede em Tortola, nas Ilhas Virgens.
Ao jornal, a ANAC disse ainda que não tem como identificar a nacionalidade dos donos de aviões com matrícula portuguesa e atestar que têm nacionalidade russa.
Russian oligarch Alexander Mikheev, alleged arms dealer and director general of Rosoboronexport, flew today on Portuguese private jet CS-DHZ (Bombardier Global 6000) from Dubai to Hanoi, Vietnam. He was accompanied by Russian Helicopters JSC Deputy CEO Alexander Shcherbinin. pic.twitter.com/w3VUzwl5kk
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.