Sábado – Pense por si

Alunos de secundária de Viseu passam cem dias sem garrafas de plástico

28 de fevereiro de 2018 às 09:50
As mais lidas

Os alunos pretendem contribuir para a diminuição da quantidade deste material que chega aos oceanos.

Cem alunos da Escola Secundária Alves Martins, de Viseu, aceitaram o desafio de, durante cem dias, não usarem garrafas de plástico, de forma a contribuírem para a diminuição da quantidade deste material que chega aos oceanos.

Desde o dia 19 que os cem alunos (de várias turmas do 12.º ano de escolaridade e de uma turma do 10.º ano) carregam diariamente o seu cantil azul, que receberam depois de terem assinado a declaração de compromisso "Cem dias sem plásticos".

"Quando lhes falei pela primeira vez na possibilidade de usarem um cantil, estavam um bocadinho desconfiados. Agora, noto que andam todos vaidosos com o cantil. Chegam à sala de aulas e põem-no em cima da mesa", contou à agência Lusa Fátima Pinho, professora de Biologia e Geologia que desenvolve o projecto juntamente com as docentes Alda Nabais (de Química e Física) e Graça Pinto Pereira (de Inglês e Alemão).

A secundária Alves Martins é uma das seis escolas-piloto nacionais do projecto europeu EduCO2cean, cofundado pelo programa ERASMUS+, que envolve vários países e que é coordenado, a nível nacional, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental. O principal objectivo é sensibilizar para a protecção dos oceanos.

Fátima Pinho contou que os alunos abastecem os seus cantis em distribuidores de água colocados na escola. O projecto já é considerado um sucesso, estando a ser equacionado entregarem mais cantis, porque "há alunos que também querem aderir".

"A ideia é alargar o projecto à escola toda no próximo ano lectivo", frisou, considerando que, como já muitos professores e alunos têm demonstrado interesse, isso acontecerá naturalmente.

A docente contou que, até 29 de maio, serão realizadas várias iniciativas - como palestras, acções de sensibilização, infografias e curtas-metragens - que alertam para o problema da acumulação de plásticos nos oceanos.

"Os alunos vão ter que fazer uma estimativa do quanto estão a evitar que vá para os oceanos. Fazem a estimativa para eles os cem, depois para a escola toda, depois para três escolas do concelho e por aí adiante", explicou.

Os resultados serão apresentados numa cerimónia a realizar no final de maio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.