A aluna agredida, de 16 anos, continua internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com um "quadro clínico estabilizado".
O aluno de 16 anos suspeito de agredir uma colega na Escola Secundária de Campo Maior (Portalegre) foi suspenso durante dez dias e alvo de um processo disciplinar, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte do Ministério da Educação.
A rapariga, também de 16 anos, foi agredida na terça-feira à tarde no recinto escolar e está hospitalizada em Lisboa.
"O aluno suspeito de agressão foi de imediato suspenso preventivamente, durante dez dias, e foi-lhe instaurado um processo disciplinar", indicou o Ministério da Educação (ME), em resposta à Lusa.
A aluna agredida, segundo o ME, continua internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com um "quadro clínico estabilizado".
Indicando que o caso está entregue às autoridades, a tutela refere que os seus serviços "estão em contacto permanente com a escola, tendo disponibilizado o apoio necessário".
"O Ministério da Educação repudia veementemente todas as formas de violência, em particular em ambiente escolar, e convida todos os encarregados de educação para uma atitude proativa de prevenção de comportamentos violentos e de desrespeito", lê-se na nota enviada à Lusa.
Após a agressão, a rapariga foi transportada para o hospital de Portalegre, onde deu entrada no serviço de urgências "em estado considerado grave", segundo disse à Lusa, na quarta-feira, o porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Ilídio Pinto Cardoso.
"A jovem deu entrada nas urgências do Hospital José Maria Grande, em Portalegre, foi avaliada e estabilizada pela equipa pediátrica. Porque precisava de cuidados diferenciados, nomeadamente devido a traumatismos maxilofaciais, foi transferida para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa", disse.
Fonte da GNR referiu à Lusa, na quarta-feira, que a vítima e o alegado agressor foram identificados, tendo sido também elaborado um auto de notícia.
Aluno suspeito de agredir colega em Campo Maior suspenso e com processo disciplinar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.