Sábado – Pense por si

Albano Jerónimo: "A família da parte do meu pai é toda ligada ao gado"

Catarina Moura
Catarina Moura 01 de setembro de 2019 às 11:35

O ator, de 40 anos, faz pela primeira vez de protagonista num filme. Com nomeações para os Goya e estreia mundial no Festival de Veneza. A Herdade chega a Portugal no dia 19 de setembro.

O ator que gosta de trabalho pesado entregou-se a um trabalho de décadas. E daquelas que ainda não estão bem resolvidas para os que viveram os tempos de revolução, da reforma agrária, da terra a quem a trabalha e dos grandes proprietários em debandada para onde não os pudessem apanhar. É sobre este tempo A Herdade, em que Albano Jerónimo interpreta um proprietário a sul do Tejo que não cabe em estereótipos: vive nas suas terras, conhece os trabalhadores que trata com respeito e mantém a sua propriedade à tomada das terras pelos trabalhadores rurais. É este o primeiro grande empreendimento no cinema para Albano Jerónimo: "Um homem maior do que a vida", como o descreve a produtora Leopardo Filmes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.