NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O suspeito dos homicídios de Aguiar da Beira foi transferido para a cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa, mas os advogados dizem desconhecer a transferência
O suspeito dos homicídios de Aguiar da Beira foi transferido para a cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa, confirmou o director-geral dos Serviços Prisionais à Lusa, mas os advogados dizem desconhecer a transferência.
Contactado pela Lusa, o responsável da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Celso Manata confirmou que Pedro Dias foi transferido do Estabelecimento Prisional da Guarda, onde se encontrava preso preventivamente, para Monsanto.
Questionado sobre os motivos da transferência, o diretor-geral disse serem "os motivos previstos na lei para uma transferência para uma cadeia deste tipo".
O Estabelecimento Prisional de Monsanto é classificado como de segurança máxima e, segundo o último relatório de actividades da DGRSP, O EP Monsanto, "está vocacionado para responder às exigências de segurança, designadamente à criminalidade violenta e organizada, bem como a certas categorias de reclusos cujo comportamento é susceptível de criar situações graves para a segurança do Sistema Prisional e da própria comunidade reclusa".
Pedro Dias já terá sido transferido, mas, segundo disse à Lusa a advogada Mónica Quintela, a defesa do suspeito dos homicídios de Aguiar da Beira, não foram notificados da transferência.
O arguido ficou na quinta-feira em prisão preventiva "dado o elevado perigo de fuga, continuação da actividade criminosa, perturbação do inquérito" e "alarme social", segundo disse na altura a escrivã da instância local cível do Tribunal da Guarda, Isabel Mota.
Os advogados do suspeito anunciaram de seguida que iriam que vão recorrer da medida de coação para o Tribunal da Relação de Coimbra.
"O despacho da aplicação das medidas de coação foi lido, ainda não temos acesso a ele em suporte físico, em suporte de papel, nem em qualquer tipo de suporte, portanto, quando tivermos acesso ao despacho, depois, no seu tempo certo e na sede própria, iremos enquadrar e recorrer desse despacho", disse aos jornalistas a advogada Mónica Quintela.
O homem, de 44 anos, está acusado da autoria material de dois crimes de homicídio qualificado, três de homicídio qualificado na forma tentada, três de sequestro e um de roubo.
Pedro Dias entregou-se na terça-feira à Polícia Judiciária (PJ), em Arouca, ao fim de 28 dias desaparecido.
Advogados de Pedro Dias "desconhecem" transferência para Monsanto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.