O vento forte que se faz sentir no arquipélago dos Açores já levou ao cancelamento de ligações aéreas entre algumas ilhas açorianas, afectando uma centena de passageiros
O vento forte que se faz sentir no arquipélago dos Açores já levou ao cancelamento de ligações aéreas entre algumas ilhas açorianas, afectando 110 passageiros, disse o porta-voz da companhia aérea SATA à Lusa.
O porta-voz da companhia aérea, António Portugal adiantou que foram canceladas ligações da SATA Air Açores com as Flores, Graciosa, Pico e Horta (Faial), afectando 110 passageiros que serão reencaminhados na sexta-feira.
Segundo explicou António Portugal, "os voos saíram de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, mas a partida da Terceira para aquelas ilhas foi cancelada devido às condições meteorológicas".
Devido às condições do estado do mar, o porto das Lajes do Pico está encerrado a toda a navegação, segundo um comunicado do capitão do Porto da Horta, Diogo Branco, divulgado às 14h29.
Fonte da Protecção Civil dos Açores adiantou à Lusa, no entanto, que "não há registo" até às 13:30 locais (mais uma hora no continente) de qualquer ocorrência relacionada com o mau tempo.
Devido à passagem de um novo sistema frontal as previsões meteorológicas apontam para o último dia do ano, nos Açores, para rajadas de vento que podem atingir os 120 quilómetros por hora e um aumento da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Assim, as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso laranja até às 20:00 de hoje, relativo a rajada máxima de vento, que pode chegar aos 120 quilómetros por hora, e ainda devido à agitação marítima, altura significativa das ondas, que podem chegar aos oito metros, até às 22:00 de hoje.
No grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), que estarão sob laranja, até às 21h de hoje devido a rajada máxima de vento que pode chegar aos 120 quilómetros por hora e agitação marítima, relativo a altura significativa das ondas, que podem atingir os oito metros até às 20h.
No caso do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo, referente a rajada máxima de vento, vigora entre às 15h de hoje e as 00h de sexta-feira e a partir dessa hora e até às 6h de sexta-feira por causa da agitação marítima.
Face a estas condições meteorológicas, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu um comunicado a aconselhar a adopção das principais medidas de autoprotecção para estas situações, em particular nas zonas mais vulneráveis.
Açores: Mau tempo afecta ligações aéreas e deixa 110 passageiros em terra
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.