Sábado – Pense por si

Abandono escolar atinge "minimo histórico" em 2018

06 de fevereiro de 2019 às 12:41
As mais lidas

Números do Instituto Nacional de Estatística indicam que a taxa de abandono escolar desceu de 12,6% em 2017 para 11,8% no ano passado.

O abandono escolar atingiu, no ano passado, o valor mais baixo de sempre, tendo descido de 12,6% em 2017 para 11,8% no ano passado, indicam dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2011, mais de um em cada cinco jovens abandonavam a escola antes de terminar os estudos (23%), mas, em sete anos, dados do INE indicam que verificou-se uma redução de mais de dez pontos percentuais.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Ministério da Educação congratula-se com este valor, referindo que foi alcançado um "mínimo histórico", indicando que esta era "uma das grandes vulnerabilidades do sistema educativo português, com profundos impactos também ao nível do crescimento económico e da igualdade de oportunidades".

O Governo sublinha que o novo mínimo histórico era "um dos principais objectivos para a actual legislatura" e que "estes resultados devem-se, em primeira instância, a todos os que trabalham diariamente nas escolas, comprometidos com o desígnio de construção de uma escola inclusiva, que garante acesso à educação e ao sucesso educativo".

A descida da taxa de abandono não está ainda a cumprir os objetivos apontados na Estratégia Europa 2020 da Comissão Europeia - que estabelece como meta a redução para os 10% na taxa de abandono escolar até 2020 - e o Ministério da Educação refere que não irá descansar "enquanto houver jovens que abandonam a escolaridade obrigatória".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!