Mais de 57 mil profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde já têm a vacinação completa.
Um mês depois de começar a vacinação contra a covid-19 em Portugal, a task force do Governo para gerir o plano de vacinação apresenta o balanço deste primeiro mês. Em conferência de imprensa, o coordenador Francisco Ramos informou que o País já recebeu 377.770 doses da vacina da Pfizer e 8.400 doses da vacina da Moderna. Até sexta-feira, 29 de janeiro, estarão vacinadas já com as duas doses cerca de 74 mil pessoas e mais de 178 mil já iniciaram a vacinação.
Segundo o responsável, 57.500 profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já têm a vacinação completa. Outros 16 mil profissionais já a iniciaram.
Francisco RamosLusa
Relativamente aos profissionais de saúde dos hospitais privados e Misericórdias, 2.370 iniciaram a vacinação.
Depois de garantir que a vacinação contra a covid-19 em Portugal está "a decorrer como previsto", Francisco Ramos afirmou que foram registadas até à data 1.332 reações adversas, assegurando que "não houve até hoje nenhuma notificação de reações que não estivesse prevista".
Todas as pessoas com mais de 80 anos vão ser incluídas na primeira fase de vacinação contra a covid-19 em Portugal, tenham ou não qualquer patologia associada, adiantou Francisco Ramos, considerando que esta é "provavelmente a mais importante" alteração ao plano de vacinação do País. "Aquilo que fica integrado no plano é manter o grupo dos 50 aos 79 anos com as comorbilidades, mas incluir também todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente de qualquer comorbilidade ou patologia que tenham", adiantou o responsável.
Nos lares e rede de cuidados continuados, num total de quase 200 mil pessoas, a vacinação já foi iniciada em 164 mil pessoas. Cerca de 30 mil permanecem por vacinar devido a situações de surtos.
O coordenador da task force do plano de vacinação revelou ainda que é esperado que que a vacina desenvolvida pela AstraZeneca seja aprovada esta sexta-feira pela União Europeia.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.