O incêndio que deflagrou em Sintra provocou 21 feridos ligeiros, entre os quais duas dezenas de operacionais e um civil, adiantou a Protecção Civil.
O incêndio que deflagrou no sábado à noite em Sintra, e que alastrou, entretanto, a Cascais, já provocou 21 feridos ligeiros, entre os quais duas dezenas de operacionais e um civil, adiantou a Protecção Civil cerca das 13:00.
De acordo com o comandante distrital de Lisboa da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), André Fernandes, o incêndio, que, entretanto, foi dado como dominado, provocou até ao momento "um total de 21 vítimas".
Falando nobriefing que decorreu cerca das 13:00, nos Paços do Concelho de Cascais, o comandante precisou que entre as vítimas estão "10 operacionais e um civil" que foram levados a uma unidade hospitalar, "tudo com ferimentos ligeiros relacionados com traumas oculares e traumas também nos membros inferiores, entorses e algumas luxações".
Já a vítima civil teve "queimaduras de primeiro e segundo grau, em menos de 10% do corpo", mas, entretanto, "já teve alta e já está no seu domicílio", acrescentou.
A estes, juntam-se "10 bombeiros assistidos no teatro de operações, que não tiveram de ser deslocados e que voltaram ao combate", adiantou André Fernandes aos jornalistas.
Por precaução, foram retiradas cerca de 300 pessoas do Parque de Campismo de Cascais e outras 47 de vários locais atingidos.
"Neste momento, já foi dada indicação para os campistas poderem regressar ao parque de campismo ordeiramente e com calma, sob orientação das autoridades que estão no terreno, e também está a ser dada a indicação para as pessoas poderem voltar às suas habitações", acrescentou.
O responsável salientou que não se verificaram feridos graves e nenhuma casa ardeu, tendo apenas ardido um automóvel ligeiro e alguns anexos de madeira em quintais.
O incêndio deflagrou no sábado, pelas 22:50, na Peninha, na serra de Sintra, distrito de Lisboa, e alastrou depois ao concelho de Cascais. Foi dominado pelas 10:45 de domingo.
"Vamos iniciar uma fase complicada, porque é necessário manter os níveis de operacionalidade que tivemos até agora. Não podemos baixar a guarda", salientou André Fernandes, afirmando que "os meios vão continuar no terreno numa operação de vigilância", com meios aéreos disponíveis até ao pôr do sol e posteriormente com "um dispositivo terrestre reforçado".
A estrada que liga o Guincho à Malveira está cortada por tempo indeterminado nos dois sentidos e as estradas nacionais 247 e 9-1 estão condicionadas.
No combate a este incêndio estiveram este domingo mais 700 operacionais, além de 217 veículos e oito meios aéreos.
21 feridos ligeiros no incêndio da serra de Sintra
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.