Sábado – Pense por si

Os anos de Sócrates no banco dos réus

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 01 de julho de 2025 às 23:00

Parece que desta vez é que é: o antigo primeiro-ministro começa a ser julgado por suspeitas de corrupção, num julgamento que vai ressuscitar os acordos com a Venezuela, a antiga Portugal Telecom e a ascensão do Grupo Lena.

"Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem.” Elevado, em 2015, num acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou a prisão preventiva de José Sócrates, à categoria de jurisprudência, 10 anos depois, o ditado popular continua a traduzir o que está em causa na Operação Marquês, cujo julgamento do processo principal arranca esta quinta-feira, 3 de julho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.