Sábado – Pense por si

Cerca de 200 centros de saúde abertos no fim de semana e no dia de Natal

Lusa 23 de dezembro de 2023 às 10:25
As mais lidas

Em 2023, o SNS 24 atendeu cerca de 1,8 milhões de chamadas, sendo o mês de novembro o que registou o maior número de chamadas atendidas: mais de 186 mil.

Mais de 230 centros de saúde vão funcionar hoje e cerca de 190 estarão abertos na véspera e no dia de Natal em horário complementar, para dar resposta a situações não emergentes e diminuir a pressão nas urgências hospitalares.

Hoje estarão abertos 234 centros de saúde, no domingo 191 e no dia de Natal estarão operacionais 187, anunciou o Ministério da Saúde, explicando que a medida se insere no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024.

O plano é operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do SNS.

"A presente comunicação visa contribuir para a informação da população sobre as alternativas aos serviços de urgência em caso de situação de doença aguda não emergente, com o objetivo de diminuir a pressão sobre estes serviços com atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS", salienta o Ministério da Saúde.

Aconselha a população a contactar a Linha SNS 24 em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima, e em situações de emergência para contactar o 112.

Em 2023, o SNS 24 atendeu cerca de 1,8 milhões de chamadas, sendo o mês de novembro o que registou o maior número de chamadas atendidas: mais de 186 mil, seguido do mês de outubro, com mais de 173 mil chamadas.

O Ministério da Saúde lembra que "a utilização adequada dos serviços de saúde permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo decisiva para o melhor funcionamento da rede de unidades do Serviço Nacional de Saúde".

Reconhece também "o empenho dos profissionais de saúde, de um modo especial nesta quadra, e deseja festas seguras e com saúde para toda a população".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.