Sábado – Pense por si

Covid-19: Surto em lar de freguesia rural de Nisa com 35 infetados

11 de janeiro de 2021 às 12:43
As mais lidas

De acordo com a vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo, Alice Martins, estão infetados "24 utentes e 11 funcionários" da instituição.

Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural de Nisa, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 35 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

De acordo com a vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo (SCMAT), Alice Martins, estão infetados "24 utentes e 11 funcionários" da instituição.

"Só temos um utente hospitalizado, mas não é por causa da covid-19, embora esteja também infetado. Na instituição, nós temos 24 utentes infetados e há uma utente que vai realizar novamente o teste porque resultou inconclusivo", explicou.

"Os nossos utentes estão todos assintomáticos, normais. Nós temos aqui uma brigada da Segurança Social a ajudar-nos e os utentes estão isolados numa parte do lar, estão a ser bem tratados", acrescentou.

O lar da SCMAT, cujo surto foi detetado na terça-feira, conta com um universo de 26 utentes e 22 funcionários.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.926.570 mortos resultantes de mais de 89 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.803 pessoas dos 483.689 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.