Reposição de horários vai acontecer em todos os dias da semana, tratando-se de uma aposta na expectativa de "potenciar o aumento da procura nesta ligação fluvial, que tem registado uma permanente baixa procura".
A Transtejo informou hoje que vai repor os horários habituais da ligação fluvial entre a Trafaria/Porto Brandão e Belém já a partir de sábado, de forma a "potenciar o aumento da procura".
"A partir de amanhã, sábado, 18 de julho, voltam a vigorar os horários habituais da ligação fluvial da Trafaria", em Almada, no distrito de Setúbal, anunciou a empresa, em comunicado.
Segundo a nota, a reposição de horários vai acontecer em todos os dias da semana, tratando-se de uma aposta da Transtejo na expectativa de "potenciar o aumento da procura nesta ligação fluvial, que tem registado uma permanente baixa procura".
"Através da análise dos dados resultantes da monitorização permanente do número de passageiros transportados, a cada momento, constatam-se quebras permanentes de 50% no número de passageiros e de 80% no número de veículos transportados na ligação fluvial da Trafaria", revelou.
Na quinta-feira, a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul queixou-se à agência Lusa sobre os horários "insuportáveis" desta ligação fluvial, que apenas tem "quatro ligações de manhã e três à tarde".
Segundo os passageiros, a carreira já apresentava "deficiências e horários reduzidos", mas tudo se agravou com a pandemia da covid-19, motivadora de mais supressões, que ainda não foram revertidas, ao contrário do que acontece nas restantes ligações da Transtejo (Seixal, Montijo e Cacilhas a Lisboa).
No entanto, a empresa justificou que a Trafaria "não acompanhou as tendências de crescimento estável da procura que se verificaram nas restantes ligações fluviais, as quais fundamentaram a reposição dos horários", nos meses de maio e junho.
No entanto, apesar da "tendência negativa dos números", a empresa decidiu avançar com a normalização da ligação fluvial, que também "permite aceder de forma fácil e muito direta às praias da Costa de Caparica", em Almada.
"A Transtejo-Soflusa mantém, assim, o seu esforço em oferecer horários que cumpram não só com as necessidades, mas também com as expectativas de mobilidade dos seus passageiros e restantes ‘stakeholders’", mencionou.
Ainda assim, na quinta-feira, os utentes da Margem Sul já tinham afirmado que não aceitam o argumento da "escassez de procura".
"Isto acaba por ser um círculo vicioso. Não tendo os barcos lá, as pessoas não confiam que o barco lá esteja quando chegam e não procuram. A Transtejo, como empresa, tem esta responsabilidade e deveria acautelar todas estas questões que não está a fazer", defendeu Marco Sargento, da comissão de utentes.
A Transtejo é responsável pelos terminais do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa.
Transtejo repõe horários na Trafaria a partir de sábado
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Enquanto os cidadãos sabem o que move e o que pensa a extrema-direita, da esquerda obtém-se um “nim” em vários assuntos. Isso revela uma fraqueza que afasta mais do que os pormenores programáticos em causa.
O País, o Governo, os sindicatos e os assuntos em apreço continuam pendentes como, presumo, os parcos argumentos do manifestante que achou que a nudez era mensagem política.
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, desde então, grande parte do conteúdo que encontramos online passou a ser produzido, parcial ou totalmente, por inteligência artificial. Falta discutir limites éticos.