Sábado – Pense por si

Um detido no protesto que cortou trânsito na Almirante Reis em Lisboa

27 de setembro de 2019 às 22:54
As mais lidas

Manifestação foi considerada ilegal e, pelas 20h00 desta sexta-feira, elementos do Corpo de Intervenção da PSP começaram a retirar da estrada, um a um, os manifestantes.

Uma pessoa foi detida no protesto pacífico que reuniu na tarde desta sexta-feira centenas de pessoas na Avenida Almirante Reis, levando ao corte de circulação nesta artéria lisboeta junto aoBanco de Portugal, e terminou pelas 21h30.

De acordo com fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, um manifestante foi detido "porque não acatou as ordens e resistiu à polícia".

"De resto correu tudo sem incidentes e não houve necessidade de identificar ninguém", afirmou a mesma fonte, em declarações à agênciaLusa.

Várias centenas de pessoas, maioritariamente jovens, reuniram-se esta tarde junto ao Banco de Portugal, numa manifestação pacífica para exigir políticas consistentes para combater asalterações climáticas.

O protesto, convocado pelo movimento Extinction Rebellion Portugal, acabou por bloquear a circulação no cruzamento da Rua de Angola com a Avenida Almirante Reis, num cenário de concentração ordeira onde não faltaram tendas de campismo montadas no meio da estrada e cartazes com dizeres contra o "colapso climático".

Pelas 20h00, elementos do Corpo de Intervenção da PSP começaram a retirar da estrada, um a um, os manifestantes.

O comissário Serra, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, explicou àLusaque os ativistas foram avisados que a manifestação foi considerada ilegal por terem cortado a circulação no cruzamento da Rua de Angola com a Avenida Almirante Reis.

Como os manifestantes em defesa do planeta se recusaram a sair, numa atitude de "resistência pacífica", como a classificou o oficial da PSP, os elementos do Corpo de Intervenção foram chamados a intervir, retirando-os um a um da estrada para as laterais da Almirante Reis, arrastando aqueles que ofereceram mais resistência.

Alguns jovens disseram à Lusa que pretendiam passar ali a noite em protesto contra as políticas que consideram erradas e que no seu entender estão a destruir o ambiente do planeta, sendo visíveis diversas tendas no local.

Esta concentração seguiu-se ao final da grande manifestação, que começou no Cais do Sodré, também em Lisboa, integrada naGreve Climática Global, que teve concentrações idênticas em 170 países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.