Sábado – Pense por si

Escrituras e divórcios passam a poder ser feitos à distância

Atos que hoje em dia obrigam a ir à conservatória, ao notário ou ao advogado ou solicitador, passam a poder ser feitos por videoconferência. Mas há quem levante algumas dúvidas sobre a segurança jurídica.

Fazer uma escritura pública da venda de um imóvel pertencente a 15 herdeiros, obrigando a que estejam todos presentes no mesmo local, no mesmo dia e à mesma hora, poderá deixar de ser uma dor de cabeça. O mesmo para um divórcio por mútuo consentimento em que uma das partes esteja no estrangeiro. Ou para a elaboração de uma procuração por uma pessoa que se encontre a viver no outro lado do mundo, mas que pretende que um seu familiar possa gerir os negócios que mantém em Portugal.

Getty Images

Leia mais no Jornal de Negócios.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.