Secções
Entrar
Ao minuto

Milhares sem energia, centenas de feridos, vias cortadas e mais uma vítima mortal: tudo sobre o mau tempo

SÁBADO 01 de fevereiro de 2026 às 16:29

Zonas mais afetadas preparam-se para a chegada de mais chuva, já na próxima madrugada.

Momentos Chave
1 de 5
Mau tempo causa estragos: edifícios danificados e vias cortadas
Foto: CARLOS BARROSO/LUSA
Operações de limpeza na Marinha Grande, uma das zonas afetadas pela intempérie
Foto: Lusa
Mau tempo causa transtornos e feridos em Portugal
Foto: CARLOS BARROSO/LUSA
Em Leiria continuam as limpezas junto ao estádio
Foto: Lusa
Kristin deixou rasto de destruição
Foto: Lusa
Ao MinutoAtualizado 01 fev 2026
01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 22:46
Lusa

Coimbra preparou sete locais para instalar pessoas em caso de inundações

A presidente da Câmara de Coimbra disse hoje que no caso da evacuação de localidades nas margens do Mondego, entre Coimbra e Figueira da Foz, as pessoas já têm locais para pernoitar e se alimentar. Ana Abrunhosa disse à Lusa que já estão delimitadas sete áreas no concelho para onde as pessoas se deverão dirigir e que todos os agentes de proteção civil têm conhecimento dessa informação.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 21:49
Lusa

Seixal corta vias por precaução e alerta para risco de cheias na zona ribeirinha

A Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, anunciou hoje o corte preventivo de algumas vias do concelho devido à previsão de condições meteorológicas adversas, existindo ainda o risco de cheias na zona ribeirinha. Em comunicado a autarquia explica que está previsto para esta noite e madrugada o agravamento das condições meteorológicas, com aviso laranja por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para a região de Setúbal com precipitação por vezes forte, ocasionalmente de granizo e acompanhada de trovoada.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 21:44
Lusa

Cerca de 159 mil clientes ainda sem eletricidade, maioria no distrito de Leiria

E-Redes informou que às 19h00 deste domingo cerca de 159 mil clientes permaneciam sem eletricidade devido aos efeitos da depressão Kristin, sendo a maioria no distrito de Leiria, com aproximadamente 116 mil clientes afetados. Leia o artigo na íntegra .

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 19:09
Luana Augusto

Marcelo diz que vai "acompanhar de perto a execução das medidas" do Governo sobre o mau tempo

O Presidente da República disse este domingo que vai "acompanhar de perto a execução das medidas do Governo" de apoio à população afetada pelo mau tempo e que espera que o próximo chefe de Estado tome esta matéria como "prioritária". As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa foram feitas a partir de Roma, Itália, onde se irá encontrar com o Sumo Pontífice para falar, entre outros assuntos, da "[situação de] calamidade" decretada. Aos jornalistas, Marcelo disse acreditar que o Papa "está a acompanhar o que se passa em Portugal com um carinho particular". Leia o artigo na íntegra.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 18:15
Lusa

Câmara de Leiria volta a apelar a entrega de bens essenciais

A Câmara de Leiria informou hoje que o surgimento de novas situações sinalizadas, na sequência da depressão Kristin, verificou-se um novo aumento das necessidades de bens essenciais, sobretudo ao nível da alimentação. No sábado, a Câmara de Leiria, tinha informado que os bens alimentares e artigos de higiene entregues tinham já ultrapassado as necessidades, pedindo à população para cessar a entrega. Leia o artigo na íntegra.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 17:29
Lusa

Quinze pessoas assistidas no Hospital de Leiria por intoxicação com origem em geradores

Quinze pessoas deram entrada no Hospital de Santo André, em Leiria, por intoxicação com monóxido de carbono com origem em geradores, após a depressão Kristin, disse este domingo à agência Lusa fonte hospitalar. De acordo com a mesma fonte, os dados referem-se a ocorrências desde quarta-feira, quando a depressão Kristin atingiu o país e, mais gravemente, a região de Leiria. As situações têm origem em uso de geradores no interior de habitações, caves ou garagens. Leia o artigo na íntegra.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 17:16
Lusa

Hospital de Leiria recebeu 545 feridos em acidentes de limpeza e reconstrução

O Hospital de Santo André, em Leiria, recebeu 545 feridos com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução após a depressão Kristin, revelou à Lusa fonte hospitalar. De acordo com a mesma fonte, no sábado entraram 110 feridos, sendo que até às 15h30 de hoje chegaram 42 feridos àquela unidade hospitalar que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria. "O valor acumulado é 545 feridos", referiu esta fonte, que reporta dados desde o início da depressão Kristin, que ocorreu na quarta-feira.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 17:07
Luana Augusto

Proteção Civil deixa alerta para as próximas horas e aconselha colocar "sacos de areia junto às portas"

Proteção Civil alertou este domingo que as "previsões meteorológicos [para as próximas horas] são extremamente graves e com potencial dano muito significativo" e aconselhou a população próxima às "zonas afetadas pelas cheias" a colocar "sacos de areia junto às portas". "São pequenas ações que exortamos a população [a tomar]", disse em conferência de imprensa o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil. Mário Silvestre avançou ainda que "a partir de hoje e até cerca das oito manhã [de dia 3] a precipitação será muito intensa, mantendo-se este quadro meteorológico até ao final da semana". "Não é uma situação passageira", adiantou. Leia o artigo na íntegra .

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 16:29

Sistema de drenagem do Baixo Mondego tem funcionado mas manutenção preocupa

O sistema hidráulico que permite retirar, para os campos agrícolas, parte da água em excesso do canal central do rio Mondego, entre Coimbra e Montemor-o-Velho, tem funcionado, mas a falta de manutenção preocupa a população, autarcas e agricultores.

Uma das componentes da obra hidroagrícola do vale do Mondego, nomeadamente a regularização do rio, construída entre 1978 e 1992, é, precisamente, a sua capacidade de evitar inundações, retirando pressão ao caudal do leito central canalizado do Mondego e impedindo que este parta as suas margens (diques), resultando numa cheia catastrófica.

O sistema inclui, para além da barragem da Aguieira e a Ponte-Açude de Coimbra, inauguradas em 1981, um conjunto de descarregadores ao longo da margem direita (do lado de Montemor-o-Velho), que, após a cheia de 2019, foram reforçados com mais duas infraestruturas.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 16:28

José Luís Carneiro está a visitar sozinho zonas afetadas

O secretário-geral do PS visita este domingo, sozinho, alguns dos concelhos mais afetados pela tempestade e reúne-se segunda-feira com um conjunto de especialistas visando melhorar a resposta, decorrendo depois uma reunião do Secretariado Nacional do partido. Segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial do PS, José Luís Carneiro está hoje "a percorrer alguns dos concelhos mais afetados" pela tempestade Kristin e está "em contacto com autarcas", uma visita que está a fazer sem comunicação social.

Para segunda-feira, já na sede do PS, em Lisboa, o líder do PS tem uma reunião com especialistas de diferentes áreas, encontro marcado para as 09:00, referindo a mesma fonte que estes "podem contribuir para a melhoria da resposta nacional à situação gerada pela recente tempestade que afetou o país".

Depois, para as 11:00, José Luís Carneiro convocou uma reunião do Secretariado Nacional do PS, estando para as 12:30 previstas as declarações à comunicação social.

josé luís carneiro TIAGO PETINGA/LUSA
01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 16:27

Águas do Centro Litoral garante restabelecimento total na rede de Leiria

A Águas do Centro Litoral (AdCL) anunciou este domingo ter restabelecido o abastecimento de água à rede do Município de Leiria, na sequência da inundação de uma estação elevatória no concelho. "A AdCL restabeleceu, desde as 18:50 de ontem [sábado], o abastecimento à totalidade dos pontos de entrega (cinco) ao Município de Leiria", refere-se num comunicado da empresa envidado à agência Lusa. Esta água é, posteriormente, distribuída ao domicílio pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria.

Na sexta-feira, a inundação da estação elevatória de Porto Figueira limitou, em cerca de um terço, o fornecimento de água ao concelho. "Para a rápida reposição do normal funcionamento da infraestrutura, foram mobilizadas equipas de manutenção e operação de Leiria, Aveiro e Coimbra, que estiveram no terreno de forma célere e contínua", adianta a empresa, que agradece o apoio da Proteção Civil, autarquia, empresas do Grupo Águas de Portugal e da E-Redes, pela disponibilização de recursos necessários à reposição do normal funcionamento do sistema", adianta.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 16:26

Proença-a-Nova retoma atividades letivas na segunda-feira sem restrições

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, anunciou este domingo que as atividades letivas vão ser retomadas na segunda-feira em todo o concelho. "Pedimos a todos que mantenham a prudência nas deslocações e que consultem regularmente os canais oficiais do Agrupamento [Proença-a-Nova] para qualquer atualização de última hora, a qualquer momento", refere o município de Proença-a-Nova, nas suas redes sociais. A autarquia justifica a decisão como facto de estar ultrapassado o período mais crítico da depressão Kristin pelo concelho. Os transportes e as refeições escolares vão estar a funcionar sem quaisquer restrições.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 16:25

Forças Armadas vão reforçar apoio em Figueiró dos Vinhos

As Forças Armadas portuguesas vão reforçar as comunicações e fornecer várias toneladas de lonas para casas afetadas em Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, anunciou este domingo o ministério da Defesa Nacional em comunicado. "As Forças Armadas, através do Exército, vão proceder à montagem de equipamento para reforçar as comunicações em Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria. As Forças Armadas também vão fornecer 18 toneladas de lonas para casas atingidas pela tempestade Kristin", .

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 16:06

Condeixa-a-Nova retoma aulas em todos os graus de ensino na segunda-feira

O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, anunciou este domingo que o regresso às aulas vai ser retomado, na segunda-feira, em todo o concelho. Numa nota publicada nas suas redes sociais, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova explica que as atividades do Jardim de Infância de Sebal vão funcionar, temporariamente, no edifícios da junta de freguesia, devido aos danos sofridos na cobertura do edifício. "Amanhã [segunda-feira] as aulas vão ser retomadas com normalidade em todos os estabelecimentos e níveis de ensino do concelho, desde os jardins de infância até à Escola Secundária Fernando Namora".

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 15:15
Lusa

Quase 700 operacionais em Leiria, incluindo pelotões de fuzileiros

Quase 700 operacionais, incluindo três pelotões do Exército, estão hoje no concelho de Leiria, gravemente afetado pela depressão Kristin, a desenvolver trabalhos de limpeza e reconstrução, foi hoje anunciado. "Temos no terreno atualmente 670 operacionais, reforçados durante esta madrugada com três pelotões de fuzileiros do Exército", afirmou aos jornalistas o vereador Luís Lopes, que tem o pelouro da Proteção Civil, numa conferência de imprensa nos Bombeiros Sapadores de Leiria, o centro de operações municipal.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 15:11
Lusa

A24 em Lamego sem previsão de reabertura após vistoria

A Autoestrada 24 (A24) entre os nós de Valdigem e Lamego, cortada ao trânsito desde sábado, está sem previsão de reabertura, uma vez que a vistoria realizada na manhã de hoje decidiu reabrir só após intervenção. "Na sequência das vistorias técnicas realizadas ao talude da A24, foi confirmado um risco sério e iminente de derrocada, razão pela qual se mantém o encerramento da via entre os nós de Valdigem e Lamego, em ambos os sentidos", afirmou o executivo da Câmara Municipal de Lamego liderado por Francisco Lopes. Numa nota enviada à agência Lusa ao início da tarde, a autarquia disse que a decisão de manter a via cortada ao trânsito "foi tomada com base em critérios exclusivamente técnicos e visa garantir a segurança de todos os utilizadores da estrada".

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 14:38

Governo prolonga estado de calamidade até 8 de fevereiro e promete apoios no valor de 2.500 milhões de euros

Luís Montenegro revelou este domingo, depois da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou quase quatro horas, que o Governo decidiu prolongar o estado de calamidade até 8 de fevereiro. O primeiro-ministro anunciou uma série de medidas de apoio no "valor de 2.500 milhões de euros" e recordou que está previsto para as próximas horas o agravamento do estado tempo, pelo que pediu às populações que acatem as indicações das autoridades. Leia mais .

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 13:40

Cerca de 167 mil clientes mantêm-se sem energia, quase 50 mil em Leiria

Cerca de 167.000 clientes da E-Redes mantinham-se às 12:00 deste domingo sem eletricidade, dos quais 49.900 no concelho de Leiria, devido aos efeitos da depressão Kristin, disse o presidente do conselho de administração da empresa.

"O número absoluto neste momento em Leiria [concelho] de clientes sem eletricidade é 49.900. O dado que eu tenho para o total são cerca de 167 mil clientes, ao meio-dia de hoje", afirmou aos jornalistas José Ferrari Careto, numa conferência de imprensa nos Bombeiros Sapadores de Leiria, onde está instalado o centro de operações do município.

José Ferreira Careto adiantou que o número de clientes continua a diminuir à medida que decorrem as intervenções que a E-Redes tem no terreno.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 13:02

"Cuidado com a utilização de geradores": E-Redes e câmara de Leiria fazem balanço das reparações

A E-Redes e a Câmara Municipal de Leiria realizaram este domingo uma conferência de imprensa para analisar a situação de calamidade e medidas de prevenção para os próximos dias. Luís Lopes, vereador de Leiria, referiu que durante a madrugada estiveram no terreno 670 operacionais com três pelotões do exército. "Vamos focar-nos na estabilização de todo o território, nomeadamente a recolha de árvores e desobstrução de cursos de água", disse. Leia mais .

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:39

Alcácer do Sal reabre ao trânsito estradas, avenida e frente ribeirinha

A Câmara de Alcácer do Sal reabriu este domingo ao trânsito a Avenida dos Aviadores e a frente ribeirinha, encontrando-se também transitáveis todas as estradas do concelho que foram afetadas pelo mau tempo dos últimos dias. "Reabrimos novamente hoje de manhã a avenida e a ribeirinha da cidade. As estradas do concelho que estavam submersas também já estão todas transitáveis", disse à agência Lusa António Grilo, vice-presidente do município do distrito de Setúbal. Segundo o autarca, que é também o vereador que tem o pelouro da Proteção Civil, as vias reabertas à circulação rodoviária são as que dão acesso às povoações de São Romão e Santa Catarina, assim como para Casebres e entre Vale do Guizo e Arez.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:38

Empresário da Figueira da Foz cede caiaques para recuperar bens

O antigo construtor de caiaques Rui Fonseca, da Figueira da Foz, disponibilizou este domingo às autoridades os caiaques que tem armazenados para serem usados na recuperação de bens e pessoas. "Tenho uma série de caiaques em plástico 'sit on top', autoesvaziantes, insubmersíveis, com cerca de quatro metros, com capacidade para duas pessoas e alguns com capacidade de carga", disse à agência Lusa Rui Fonseca.

O antigo construtor destas embarcações, acrescentou que "esses caiaques estão disponíveis para emprestar, somente, às pessoas conhecidas e autoridades, por uma questão de responsabilização" do material emprestado. A ideia de ceder surgiu de uma experiência que vivenciou, "ali por 2001, aquando de umas cheias em Ereira", no concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra. "Vi situações que facilmente seriam resolvidas com caiaques, porque transportam pessoas e materiais e, a pensar nisso, resolvi disponibilizar os que tenho guardados", referiu Rui Fonseca, da RPF Composites, na Figueira da Foz.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:37

Abastecimento de água em fase de regularização em Ansião

O abastecimento de água no concelho de Ansião, distrito de Leiria, afetado pela depressão Kristin, está em fase de regularização, anunciou est6e domingo a Câmara Municipal, que prevê abrir algumas escolas na terça-feira. "As roturas de água foram resolvidas durante a noite, encontrando-se o abastecimento em fase de regularização", refere o município numa publicação nas redes sociais.

À agência Lusa, o presidente do município, Jorge Cancelinha, adiantou que, no que se refere ao abastecimento de energia elétrica, a autarquia está a colocar "geradores de alta potência", sendo a prioridade as sedes de freguesia e os lugares mais populosos. "A rede elétrica esta muito danificada", lamentou Jorge Cancelinha. O restabelecimento das telecomunicações no concelho está praticamente concluído. Quanto às escolas, prevê-se que na terça-feira possam abrir em Ansião, Avelar e Santiago da Guarda.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:19

Família abandona habitação após ver casa ser destruída pelo mau tempo na Marinha Grande

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:18

Centros Escolares da Nazaré abertos para receber filhos de profissionais prioritários

Os centros escolares do concelho da Nazaré estarão abertos na segunda e terça-feira para acolher os filhos dos profissionais prioritários, nomeadamente das áreas da saúde, bombeiros e forças de segurança, informou a Câmara. "Esta medida visa garantir apoio às famílias que asseguram serviços essenciais à comunidade, permitindo a continuidade da resposta no terreno", divulgou este domingo a Câmara da Nazaré, no distrito de Leiria, num comunicado à população.

No texto o município agradece "o empenho e a dedicação de todos os profissionais que, nestes dias exigentes, continuam a servir a população". Na vila centenas de populares têm-se mobilizado, desde quarta-feira, para ações de limpeza da areia que os ventos fizeram deslocar para a marginal, e dos destroços resultantes do impacto da depressão Kristin.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:16

Coimbra e Montemor-o-Velho alertam para cheias durante a madrugada

Os Municípios de Coimbra e Montemor-o-Velho alertaram este domingo para o "risco elevado" de cheias e inundações, nomeadamente nas zonas ribeirinhas, durante a próxima madrugada, tendo em conta as previsões de percipitação. "Se reside numa zona ribeirinha de risco, esteja preparado e conheça a sua Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP). Em caso de necessidade, lembre-se: prepare uma mala de emergência com documentos, medicamentos e artigos essenciais; siga sempre as indicações das autoridades; e mantenha-se atento aos avisos oficiais", alertou nas redes sociais a Câmara Municipal de Coimbra.

Também o executivo de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, alertou nas redes sociais para a "máxima prudência por parte de todos" e que "é importante adotar medidas de autoproteção e de prevenção". "Evite circular junto de zonas ribeirinhas historicamente vulneráveis a inundações rápidas. Não atravesse zonas inundadas, prevenindo o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas", apelou.

Os alertas surgem na sequência das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que "indicam períodos de chuva ou aguaceiros por vezes forte a partir desta madrugada, estando o distrito de Coimbra em aviso amarelo a partir das 00h de dia 2 de fevereiro".

Subida do Mondego preocupa Lusa
01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:12

Doente oncológica isolada em casa após passagem da depressão Kristin em Leiria

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:11

Câmara de Proença-a-Nova alerta para os perigos de cabos de energia no solo

O município de Proença-a-Nova pede para que as pessoas não circulem com viaturas nem se aproximem de cabos de energia que se encontrem em contacto com o solo ou em situação de risco. "Recorda-se que o contacto com cabos elétricos pode representar um perigo grave para a integridade física. A E-Redes informa que, devido à alimentação de energia na rede, poderão existir cabos elétricos energizados em linhas derrubadas", alerta este município do distrito de Castelo Branco, numa nota publicada nas suas redes sociais. A autarquia pede ainda aos munícipes que comuniquem à E-Redes a falta de abastecimento de energia elétrica nas suas habitações, caso já esteja restabelecido o fornecimento na sua localidade.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:10

Piscina abertas para banhos quentes em Alcobaça

A Câmara de Alcobaça está a disponibilizar equipamentos municipais como a piscina e a biblioteca, para apoio à população ainda sem eletricidade e sem água na sequência da depressão Kristin. Num comunicado à população a Câmara, do distrito de Leiria, informou que as Piscinas Municipais de Alcobaça vão estar abertas "para banhos quentes", entre as 09:00 e as 19:00 horas deste domingo.

A Biblioteca Municipal de Alcobaça está também aberta este domingo, das 09:00 às 17:00 para permitir o acesso a WI-Fi e carregamento de telemóveis. O Panorama - Multiusos de Alcobaça encontra-se disponível para carregamento de telemóveis e outros dispositivos desde as 09:00 às 23:00, informou a autarquia em comunicado. Neste concelho, o Mercado Municipal de Pataias vai manter-se hoje encerrado.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:09

Capitania do Funchal emite avisos de mau tempo, vento e agitação marítima para a Madeira

A capitania do Porto do Funchal emitiu este domingo avisos de mau tempo, vento e agitação marítima fortes para o arquipélago da Madeira, recomendando aos proprietários e armadores de embarcações que tomem precauções de segurança. Os avisos têm por base as informações recebidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), indica a autoridade regional.

O aviso de mau tempo, de sinal 6, corresponde a vento de 51 a 62 quilómetros por hora proveniente de qualquer direção. Quanto aos avisos de agitação marítima e vento fortes, vigoram até às 06:00 de segunda-feira.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 12:08

Escolas reabrem na segunda-feira em Castanheira de Pera

As escolas de Castanheira de Pera, no norte do distrito de Leiria, reabrem na segunda-feira, após estarem três dias fechadas devido ao impacto da depressão Kristin. Numa informação colocada na rede social Facebook, o município adianta que os transportes dos alunos estão assegurados. À agência Lusa, o presidente da Câmara, António Henriques, adiantou que 57% do território do concelho tem energia elétrica, sendo que no restante continua a "haver uma dificuldade enorme" devido aos danos em estruturas.

António Henriques adiantou que prossegue o levantamento de todas as infraestruturas públicas e privadas afetadas pelo mau tempo e, ao mesmo tempo, o acompanhamento de pessoas e famílias vulneráveis por equipas dos serviços de ação social. "Em termos de comunicações, conseguimos ter rede dos três operadores, embora existam ainda algumas falhas", declarou o presidente do Município de Castanheira de Pera.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 11:21

Figueiró dos Vinhos continua sem eletricidade e comunicações

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 11:19

Falta de água na Marinha Grande deve-se à pilhagem de cabos elétricos

A pilhagem de cabos elétricos na Marinha Grande, distrito de Leiria, é um dos motivos para a falta de água no concelho, um dos mais fustigados pela tempestade da passada quarta-feira, disse este domingo o presidente da Câmara. "A falta de água deve-se à pilhagem de cabos elétricos que se ligam aos geradores", afirmou Paulo Vicente à agência Lusa.

O autarca falava no Edifício da Resinagem, onde se deslocou para verificar os trabalhos das três mesas de voto onde hoje decorre o voto antecipado para a segunda volta das eleições presidenciais. Além dos furtos de cabos, o autarca admitiu que também pode haver avarias ou falhas de combustível. No entanto, adiantou que desde sábado a PSP da Marinha Grande e a GNR da Vieira foram reforçadas.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 11:18

Ruas cortadas devido a desmoronamentos em Felgueiras e Gaia

Duas ruas nos concelhos de Felgueiras e Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, encontram-se "restritas ao trânsito" devido a desmoronamentos, informou hoje a GNR. De acordo com o Comando Territorial do Porto da GNR, na freguesia de Avintes, em Vila Nova de Gaia, a Rua 14 de Maio encontra-se cortada deste sábado. Já em Felgueiras, na União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure, encontra-se cortada a Rua de Padroso. Em comunicado, a GNR apela a que seja respeitada a sinalização temporária colocada no local e que sejam usadas vias alternativas a estas artérias.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 11:17

Município de Vila de Rei cancela desfile de Carnaval

A Câmara de Vila de Rei cancelou o desfile de Carnaval 2026, previsto para o dia 15, na sequência dos danos causados pela passagem da depressão Kristin pelo concelho. "Esta decisão resulta da necessidade de concentrar todos os recursos humanos e logísticos na recuperação dos estragos causados, na reposição plena da normalidade no território e na garantia das condições de segurança da população, não estando, neste momento, reunidas as condições adequadas para a realização do evento", explicou, nas suas redes sociais, este município do distrito de Castelo Branco.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 11:16

PSP de Leiria com "baixa significativa da criminalidade" desde a depressão Kristin

Ocomandante distrital de Leiria, Domingos Urbano Antunes, da Polícia de Segurança (PSP) disse este domingo que, na sua área de intervenção, desde a depressão Kristin. "Tivemos uma baixa significativa da criminalidade e não registámos qualquer tipo de criminalidade violenta ou grave desde o início da tempestade. Tivemos uma baixa de registo de acidentes rodoviários em toda a área de intervenção", afirmou à agência Lusa Domingos Urbano Antunes.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 11:00

Covilhã mantém monitorização de água após escorrência de inertes de minas

A Câmara da Covilhã vai manter a realização de análises e monitorização da água na sequência do deslizamento de inertes das Minas da Panasqueira, para a ribeira de Cebola, cuja captação foi suspensa temporariamente. "Espera-se que a situação fique totalmente resolvida no mais curto espaço de tempo, reiterando-se o apelo a todos para que mantenham um uso racional da água", refere, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.

O deslizamento de inertes de uma escombreira das Minas da Panasqueira, no concelho da Covilhã, para a ribeira de Cebola, registou-se na quinta-feira. "Por prevenção, foi de imediato decidido suspender, temporariamente, a captação de água naquele afluente. Simultaneamente, procedeu-se à recolha de amostras para análises à qualidade da água, sendo que os primeiros resultados não apontam para a existência de contaminação", acrescenta.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 10:33

Proença-a-Nova disponibiliza piscinas municipais para banhos

A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, disponibilizou à população a piscina municipal para banhos e higiene pessoal. Numa nota publicada nas suas redes sociais, o município de Proença-a-Nova informa que o equipamento, normalmente encerrado nos domingos, pode ser aberto mediante solicitação, devendo os interessados contactar os números 932 740 004 ou 939 827 441. "A piscina dispõe de balneários femininos e masculinos, garantindo condições adequadas, segurança e privacidade".

A autarquia informa também que a qualidade da água das habitações mantém-se, apesar de poder verificar alguns constrangimentos, "não havendo qualquer problema no seu consumo".

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 10:32

Encerrada ponte de Louredo no rio Mondego em Vila Nova de Poiares

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares informou este domingo que a ponte de Louredo, sobre o rio Mondego, está encerrada ao trânsito devido ao previsível aumento do caudal. "O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que a ponte de Louredo, no rio Mondego, que liga a ER110 [Estrada Regional 110] à EN2 [Estrada Nacional 2] foi encerrada ao trânsito devido ao previsível aumento do caudal do rio", anunciou.

Nas redes sociais, o executivo municipal liderado por Nuno Neves adiantou que a decisão "foi tomada em articulação com o Município de Vila Nova de Poiares, GNR [Guarda Nacional Republicana] e restantes autoridades". "A ligação alternativa entre as duas margens é a ponte de Penacova", também no distrito de Coimbra.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 10:32

Montenegro faz "uma declaração" no final do Conselho de Ministros extraordinário

O primeiro-ministro fará uma declaração, após a reunião do Conselho de Ministros extraordinário, que arrancou pouco depois das 10:00, na residência oficial de Luís Montenegro, em Lisboa. Antes das 10:00 e debaixo de chuvam, foram chegando a São Bento os vários ministros para a reunião convocada no sábado pelo primeiro-ministro e que tem na ordem de trabalhos analisar "a situação de calamidade, o acompanhamento e adoção de medidas de prevenção e assistência perante os eventos climatéricos extremos (incluindo os dos próximos dias) e a recuperação e reconstrução das zonas afetadas".

Às 09:58, o gabinete do primeiro-ministro emitiu uma nota a indicar que será Luís Montenegro a falar aos jornalistas no final da reunião, que não tem uma hora indicativa para terminar. Menos de cinco minutos depois, Montenegro passava da residência oficial para o edifício onde vai decorrer a reunião extraordinária do Governo, dizendo apenas "bom dia" aos jornalistas que o aguardavam no Jardim de São Bento, sem responder se espera um Conselho de Ministros longo.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 10:30

Intoxicação com origem em gerador afeta nove pessoas, cinco em estado grave em Alcobaça

Uma intoxicação com origem num gerador afetou na última noite nove pessoas, cinco das quais em estado grave, em Fervença, concelho de Alcobaça (Leiria), afirmou este domingo à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários locais. Segundo Leandro Domingos, tratou-se de uma "intoxicação com monóxido de carbono, na noite de ontem [sábado], porque tinham um gerador dentro da habitação", em Fervença. Ao local, foram meios dos Voluntários de Alcobaça e da Nazaré, e ainda do Instituto Nacional de Emergência Médica. As vítimas têm idades compreendidas entre os 22 e 65 anos, tendo sido transportadas para as unidades hospitalares de Alcobaça e Leiria. Leia mais .

Bombeiros xxx DR
01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 10:19

Cerca de 180 mil clientes da E-Redes continuavam sem energia às 08:00

Cerca de 180 mil clientes da E-Redes continuavam este domingo às 08:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada da passada quarta-feira. Comparativamente com os dados da E-Redes de sábado às 19:00 (quando havia 187 mil clientes sem luz), há agora mais 7.000 clientes com energia elétrica. Do total de clientes que estavam hoje às 08:00 sem luz, a maior parte é da zona de Leiria, no total de 127 mil (eram 130 mil no sábado ao fim da tarde).

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 10:16

Doze pessoas foram retiradas das habitações por segurança em Vila de Rei

Doze pessoas foram retiradas das suas casas em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, por motivos de segurança e o fornecimento de energia elétrica está restabelecido em cerca de 90% do concelho. "Os serviços de telecomunicações encontram-se em fase de reposição, nomeadamente o serviço de fibra ótica, o abastecimento de água foi totalmente restabelecido e o acesso a todas as aldeias do concelho encontra-se assegurado", explicou, numa nota publicada nas suas redes sociais, o município de Vila de Rei.

Na sequência da passagem da depressão Kristin pelo concelho de Vila de Rei, continuam a decorrer, no terreno, diversos trabalhos com o objetivo de minimizar os seus efeitos e restabelecer a normalidade no território.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 09:54

Homem morre no concelho de Leiria por intoxicação com origem em gerador

Um homem morreu na madrugada deste domingo no concelho de Leiria por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador, disseram à Lusa fontes da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Proteção Civil. De acordo com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria, o alerta para a ocorrência, na localidade de Segodim, União de Freguesias de Monte Real e Carvide, chegou às autoridades pelas 02:30. Mais informação .

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 09:46

Câmara da Sertã recolhe lonas e plásticos para cobertura de estruturas

O município da Sertã, no distrito de Castelo Branco, está a realizar uma recolha de lonas e plásticos para cobertura de estruturas face às necessidades sentidas por muitas pessoas que viram destelhadas as suas habitações. Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara Municipal da Sertã informa que os materiais podem ser entregues nos estaleiros municipais, situados na zona industrial da vila, todos os dias, incluindo fins de semana, entre as 8:00 e as 17:00. Segundo o último ponto de situação no terreno avançado pela autarquia, relativamente ao abastecimento de água, os problemas mais críticos localizam-se em Herdade, Santo Abril e Santa Rita. "Por todo o concelho, vão surgindo novas ruturas que vão sendo reparadas. Um ponto crítico é a Foz da Sertã, dado que o trajeto até ao depósito ainda não está acessível, mas que ficará resolvido durante o dia hoje".

Há ainda problemas com o abastecimento de água no Painho, Casal da Escusa, Viseu Fundeiro e Carvalhal, que serão resolvidos após a limpeza dos acessos aos depósitos. "Há outros locais que poderão, entretanto, ficar sem água, mas serão prontamente abastecidos". 

Relativamente ao fornecimento de luz elétrica, há geradores a ligar partes das localidades de Troviscal, Cabeçudo e Cernache do Bonjardim. "Em Cernache do Bonjardim está a ser reposta a ligação de uma fase ligada por média tensão. Ainda hoje será fornecida energia, através de gerador, às localidades de Várzea dos Cavaleiros, Cumeada e Figueiredo". A autarquia salientou que também as localidades de Castelo e Pedrógão Pequeno terão abastecimento através de gerador muito em breve.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 09:35

Fundo de Emergência da Cáritas de Leiria angaria 250 mil euros em menos de 48 horas

O Fundo de Emergência Social de Apoio às Vítimas da Tempestade Kristin criado pela Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima atingiu 250 mil euros em menos de 48 horas, disse este domingo à agência Lusa o diretor de serviços. "A Cáritas Diocesana de Leiria encontra-se com grandes dificuldades em aceder à conta, tendo em conta também os grandes problemas com as telecomunicações. Contudo, já poderemos afirmar com toda a certeza, que já angariámos cerca de 250 mil euros", declarou Nelson Costa. Leia mais .

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 09:34

CP retoma serviço Intercidades entre Coimba B e Guarda

A circulação ferroviária de Intercidades na Linha da Beira Alta entre Coimbra B e Guarda é este domingo retomada, . O primeiro comboio deste serviço parte de Coimbra B às 9:40, segundo a atualização publicada no 'site' da CP no sábado à noite. A empresa disse ainda que já foi reposto o serviço regional entre Entroncamento e Soure.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 09:33

Montenegro convoca Conselho de Ministros extraordinário para avaliar situação

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, convocou o Conselho de Ministros extraordinário para domingo às 10h, na sua residência oficial. Na reunião, será abordada a situação de calamidade, as medidas de prevenção a adotar, bem como a recuperação e reconstrução das zonas afetadas. Leia mais .

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 09:31

Dez distritos sob aviso laranja no início da semana devido a agitação marítima

Dez distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre segunda e quarta-feira, devido a agitação marítima, anunciou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga encontram-se entre as 15:00 de segunda-feira e as 02:00 de quarta-feira. Nestes distritos preveem-se "ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir 11 metros de altura máxima", lê-se num comunicado do IPMA.

01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 09:29

Forças Armadas têm 240 militares a participar no apoio a populações

As Forças Armadas indicaram que estão a participar no apoio à população afetada pela depressão Kristin com 240 militares empenhados em várias ações de assistência. No terreno desde 28 de janeiro, os 240 militares "não incluem pessoal em alerta nem os militares envolvidos na preparação e apoio logístico aos módulos envolvidos", anunciou o gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas em comunicado.

Forças armadas vão para o terreno ajudar as populações DR
01 fev 2026 01 de fevereiro de 2026 às 09:27

Limpezas e reparações

Depois da devastação causada pela depressão Kristin, o tempo é de limpeza e a população nas zonas afetadas procede ao corte de árvores, limpeza de ruas e reparações, até porque as previsões indicam que partir de amanhã a chuva voltará em força. Ontem, recorde-se, duas pessoas morreram na sequência de quedas quando procediam à reparação de telhados.

Exército repara telhados de edifícios em Figueiró dos Vinhos Pedro Brutt Pacheco
0++;
Artigos recomendados
As mais lidas