Secções
Entrar

PSD elege líder parlamentar no dia 7 e dá “completa liberdade” para a votação de vices

Lusa 29 de março de 2022 às 21:57

Deputado Paulo Mota Pinto apresentou aos deputados a sua intenção de se candidatar. Adão Silva garante que cada deputado tem "completa liberdade" na votação para vice-presidente da Assembleia da República.

O PSD vai eleger o seu novo líder parlamentar no dia 07 de abril, primeiro dia da discussão do programa do Governo, e dá "completa liberdade" aos deputados na votação dos candidatos a vice-presidentes do parlamento.

PSD bandeira Jorge Padeiro / Sábado

Estas informações foram transmitidas aos jornalistas pelo líder parlamentar do PSD, Adão Silva, no final da reunião da bancada social-democrata.

"Amanhã convocarei as eleições da direção do grupo parlamentar para o dia 07, quinta-feira, durante a tarde", anunciou o deputado, recordando que o regulamento interno da bancada prevê que estas eleições tenham de decorrer em dias de trabalhos parlamentares.

A conferência de líderes marcou a discussão do programa do Governo para dias 07 e 08 de abril.

Na reunião, o deputado Paulo Mota Pinto apresentou aos deputados a sua intenção de se candidatar, que já tinha anunciado na segunda-feira, em declarações à Lusa.

As candidaturas terão de ser entregues até dois dias antes das eleições, no dia 5.

Questionado se houve alguma indicação de voto quanto ao vice-presidente da Assembleia da República indicado pelo partido Chega, Adão Silva respondeu negativamente.

"Não, não, sobre essa matéria é liberdade. Cada deputado tem completa liberdade de votar conforme achar", disse, admitindo que o tema foi falado na reunião.

Na reunião, a direção da bancada apresentou as suas indicações de candidatos à Mesa da Assembleia da República, nomes que serão votados num plenário na quinta-feira, às 15:00.

O PSD indicou como candidato a vice-presidente da Assembleia da República o ainda líder parlamentar Adão Silva, que, se for eleito, sucede no cargo a Fernando Negrão

Para secretários da Mesa, o PSD repete os deputados Duarte Pacheco e Lina Lopes, tal como para vice-secretária, função para a qual indicou a deputada Helga Correia.

Hoje, no primeiro plenário da XV legislatura, o socialista Augusto Santos Silva foi eleito presidente do parlamento com 156 votos a favor, 63 brancos e 11 nulos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela