Secções
Entrar

Presidente da Câmara do Funchal renuncia ao cargo

Leonor Riso 27 de janeiro de 2024 às 13:20

Pedro Calado é um dos arguidos na sequência do inquérito judicial que também visa Miguel Albuquerque.

Pedro Calado, presidente da Câmara do Funchal, renunciou ao cargo. Foi constituído arguido no inquérito judicial que levou a várias buscas na Madeira na passada semana.

Hélder Santos / ASPress

Pedro Calado foi detido e será interrogado este sábado, 27.

De acordo com o jornalExpresso, que avançou a notícia acerca da renúncia, o autarca decidiu afastar-se antes que fossem realizadas as inquirições e de conhecer as medidas de coação.

A Polícia Judiciária terá encontrado 30 mil euros escondidos na casa de Pedro Calado e na da mãe.

Além de Pedro Calado, também foram detidos Custódio Correia, o principal acionista do grupo ligado à construção civil Socicorreia e sócio de Avelino Farinha, líder do grupo empresarial AFA.

Também Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira,apresentou a demissãoapós ser conhecido o seu envolvimento no inquérito.

Segundo a Polícia Judiciária, em causa estão suspeitas de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, abuso de poderes e tráfico de influência.

Na manhã de sexta-feira os detidos foram identificados e hoje, durante o interrogatório, vão ser confrontados com o que está no processo.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela