Parlamento pede a Governo que inclua Almaraz na cimeira luso-espanhola
PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda, PCP, PEV e PAN votaram a favor. PS absteve-se com a excepção da deputada independente Helena Roseta
O Parlamento aprovou hoje uma resolução do PSD que insta o Governo a incluir o tema do encerramento da central nuclear de Almaraz na agenda da cimeira luso-espanhola a realizar nos dias 29 e 30 de Maio. PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda, PCP, PEV e PAN votaram a favor. O PS absteve-se com a excepção de Helena Roseta, deputada independente, que votou a favor.
"Pela proximidade e pela partilha das águas do rio Tejo, [a central nuclear de Almaraz] respeita também a Portugal. O potencial risco para as populações e para as áreas protegidas abarca os dois lados da fronteira. A manutenção da central nuclear de Almaraz, que se contesta, comporta inequivocamente riscos transfronteiriços", considera o PSD.
Por isso, o tema "deve ser objecto de especial atenção no relacionamento entre Portugal e Espanha e credora de uma base empenhada e aprofundada nas relações bilaterais dos dois países, podendo inclusive contribuir para o reforço da solidez deste mesmo relacionamento institucional".
A consulta pública quanto ao Aterro Temporário Individualizado (ATI) de Almaraz decorre até 7 de Abril. No portal Participa, foram disponibilizados vários documentos relativos à autorização e à construção do aterro. Para o Movimento Ibérico Antinuclear (MIA), são dados "sem qualquer validade para a questão em discussão e sem qualquer referência aos impactos ambientais em Portugal do armazém em Almaraz e sua inter-relação com a central, sendo além do mais o seu quadro de legalidade duvidoso".
Edições do Dia
Boas leituras!