Parlamento aprova renovação do estado de emergência até 14 de fevereiro
Este é o 10.º diploma aprovado por representantes parlamentares. Estado de emergência contou com votos a favor de PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não-inscrita Cristina Rodrigues e a abstenção do Bloco de Esquerda.
O Parlamento aprovou esta quinta-feira a renovação do estado de emergência em Portugal, de maneira a adotar medidas restritivas para conter a propagação da covid-19, até 14 de fevereiro.
A favor votaram PS, PSD, CDS, PAN e a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues, com Bloco de Esquerda a abster-se e PCP, Os Verdes, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar-Moreira a votarem contra a renovação do estado de emergência.
Antes da votação, falou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que falou num momento "particularmente crítico" que torna "escandalosa toda a demagogia populista" à volta da pandemia.
O diploma para a renovação do estado de emergência, que entra em vigor esta sexta-feira e permanecerá até às 23h59 de dia 14 de fevereiro, é o 10.º a ser debatido e aprovado em Portugal, desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020. A proposta do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, seguiu para o parlamento esta quarta-feira, após a audição dos líderes parlamentares.
Edições do Dia
Boas leituras!