Secções
Entrar

Papa lança críticas à eutanásia e aborto durante discurso em Lisboa

Lusa 02 de agosto de 2023 às 15:09

Francisco criticou a "cultura do descarte da vida" em que tudo é "cheio de soluções cómodas".

O Papa Francisco criticou esta quarta-feira as "leis sofisticadas da eutanásia", no seu primeiro discurso em Portugal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), referindo-se também ao aborto.

ANDRE KOSTERS / LUSA

No Centro Cultural de Belém, em Lisboa, ao lado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e tendo na assistência o primeiro-ministro, António Costa, e outros ministros do seu Governo, o chefe de Estado do Vaticano considerou que a vida humana está colocada "em risco por derivas utilitaristas que a usam e descartam".

"O mundo evoluido de hoje vive de forma paradoxal e olha para a vida humana muitas vezes do ponto de vista utilitário. Usam e dercartam. Vivemos a cultura do descarte da vida", afirmou Francisco seguindo dizendo "como é fácil o acesso à morte, cheio de soluções cómodas".

Em Portugal, foi promulgada em 16 de maio pelo Presidente da República o decreto que despenaliza a morte medicamente assistida.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela