Secções
Entrar

Marques Mendes: "Lisboa deverá ficar em situação de alerta na próxima semana"

Diogo Camilo 24 de maio de 2021 às 07:48

Comentador aponta que o concelho já ultrapassou os 120 casos por 100 mil habitantes e este número ainda vai subir nos próximos dias, com o maior número dos novos casos a ser registado nas freguesias do centro de Lisboa e na faixa etária dos 20/40 anos.

A situação da pandemia da covid-19 em Lisboa está a agravar-se e na próxima semana o concelho de Lisboa deverá ficar em situação de alerta. A informação foi avançada pelo comentador Luís Marques Mendes, na SIC, referindo que o concelho já ultrapassou os 120 casos por 100 mil habitantes e este número ainda vai subir nos próximos dias.

"Não é uma situação grave em termos de saúde pública. Mas não é boa para a imagem da capital, desde logo no plano turístico", avançou o antigo líder parlamentar e presidente do PSD, atualmente conselheiro de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa. A boa notícia, diz, é que nos concelhos limítrofes a situação está "controlada", mas refere que o maior número dos novos casos é nas freguesias do centro de Lisboa e na faixa etária dos 20/40 anos.

Sobre a vacinação contra a covid-19, Marques Mendes refere que está em curso uma mudança no plano de vacinação, numa altura em que já foram administradas 5 milhões de doses de vacinas. "As faixas etárias até aos 60 anos estão globalmente vacinadas, pelo menos, com uma dose. Ou seja: os maiores grupos de risco estão vacinados. Está cumprida a primeira grande missão da vacinação", afirmou.

Com a nova mudança, o objetivo passa por chegar ao maior número de pessoas e não perder as vacinas que existem face ás suas limitações etárias. "Vamos passar a ter, relativamente em simultâneo, três novas fases: a vacinação dos 50/60; dos 40/50; dos 30/40."

Luís Marques Mendes

O comentador saudou a meta traçada pelo coordenador Gouveia e Melo de ter até 8 de Agosto 70% da população vacinada, mas indicou que, se a vacina da Johnson & Johnson fosse aplicada também a pessoas abaixo dos 50 anos (como sucede na maioria dos países), atingiríamos a imunidade de grupo em Julho - um mês antes do previsto. "Não era mau que as autoridades repensassem a situação", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela