Marcelo promete análise aos empresários de diversões
Presidente da República contactou com os manifestantes em Coimbra, antes de uma convenção sobre o poder local
Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Coimbra, na convenção que assinala os 40 anos do poder local, e falou com os empresários de diversões itinerantes que estão a protestar desde manhã. O Presidente da República ainda tirou selfies com os manifestantes e afirmou que ia analisar as razões do seu protesto.
"Ninguém tem alvará ‘Ó meu Deus’", disse o Presidente quando se confrontou com o presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Diversões. Luís Paulo Fernandes recordou que antes "os carrosséis precisavam de alvará" e que tal devia voltar a existir "à semelhança dos táxis, para haver concorrência leal". Fernandes tem "receio de que os operadores que se mantenham não consigam fazer a manutenção efectiva dos equipamentos".
Marcelo também falou sobre a resolução aprovada por unanimidade no Parlamento em 2013 em que se aconselhava o estudo e a tomada de medidas para tornar o negócio das empresas itinerantes de diversão sustentável.
Os empresários de diversões reclamam do Governo, entre outros pontos, a descida da taxa máxima do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) que têm de suportar e cujo aumento "magistral" em 2011, de 06% para 23%, "acabou com a percentagem de lucro", segundo a APED.
Edições do Dia
Boas leituras!