Secções
Entrar

Debates a quatro para as eleições europeias arrancam hoje com AD, PS, IL e Livre

Lusa 13 de maio de 2024 às 07:16

Primeiro confronto ocorre esta segunda-feira pelas 20h30, com uma duração aproximada de 50 minutos e terá como protagonistas os cabeças de lista da AD, Sebastião Bugalho, do PS, Marta Temido, da IL, João Cotrim de Figueiredo, e do Livre, Francisco Paupério.

O primeiro debate para as eleições europeias realiza-se esta segunda-feira com os cabeças de lista da AD, PS, IL e Livre, na SIC, num ciclo que só terminará a 3 de junho, com um confronto a oito nas rádios.

REUTERS/Jon Nazca

O modelo dos debates televisivos só ficou fechado na semana passada, depois de uma recusa inicial de PS e AD de 28 frente a frente entre cabeças de lista dos oito partidos representados na Assembleia da República e de uma segunda proposta – que passava por três debates entre as forças com assento parlamentar e um frente-a-frente PS e Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM) – ter gerando ameaças de providências cautelares e sido rejeitado pelos socialistas.

O modelo que gerou consenso entre os oito partidos com assento parlamentar – mas contra o qual o partido ADN interpôs uma providência cautelar - prevê a realização de seis debates com quatro partidos e dois debates a oito, um na RTP e outro organizado pelas rádios.

O primeiro confronto a quatro será hoje na SIC, pelas 20:30, com uma duração aproximada de 50 minutos e terá como protagonistas os cabeças de lista da AD, Sebastião Bugalho, do PS, Marta Temido, da IL, João Cotrim de Figueiredo, e do Livre, Francisco Paupério.

O segundo será na quarta-feira, na RTP, com os "número um" do BE Catarina Martins, do PAN Pedro Fidalgo Marques, do Chega António Tânger Corrêa, e do Livre, seguindo-se, na sexta-feira, na TVI, o confronto entre os cabeças de lista da CDU, João Oliveira, do BE, IL e Livre.

O quarto debate terá lugar na SIC no dia 20 de maio e conta com CDU, PAN, Chega e IL. No dia seguinte, 21 de maio, é a vez de novo debate na RTP, com PS, AD, Chega e CDU.

O ciclo de seis debates a quatro termina na TVI, em 24 de maio, com o PS, AD, Bloco de Esquerda e PAN.

Na sexta-feira, o partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) anunciou que interpôs uma providência cautelar contra a RTP, SIC e TVI por estas televisões não integrarem o partido neste modelo de debates televisivos.

"Pese embora o ADN não ter assento parlamentar europeu, os partidos Chega, Iniciativa Liberal e Livre também não o têm, pelo que não se compreende o tratamento diferenciado das candidaturas", justifica o partido.

A 28 de maio, a RTP realiza um debate com os oito cabeças de lista dos partidos representados na Assembleia da República e, no dia 30, a estação pública transmitirá outro debate com nove candidatos de outros partidos sem representação parlamentar.

Dia 03 de junho será a vez do debate das rádios, entre as 09:30 e as 11:30, uma organização conjunta da Antena 1, Rádio Renascença (RR), Rádio Observador e TSF.

A campanha para as eleições europeias arranca no dia 27 de maio e prolonga-se até 07 de junho. As eleições europeias estão marcadas para 09 de junho.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela