Sábado – Pense por si

Debate. O eurocinismo, os bons e maus imigrantes e o prémio verde vai para…

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 15 de maio de 2024 às 23:19

Se se esperava que o debate entre o BE, o Livre, o PAN e o Chega colocasse três contra um... a realidade revelou-se mais soft. Tânger Correia fez-se de morto para não sofrer mais do que os golpes necessários. Só Catarina Martins investiu contra o Chega, mas sem convicção maior. PAN e Livre não conseguiram destacar-se, nem a falar sobre ambiente...

Querem uma defesa mais robusta, mas têm dificuldade em admitir investimento militar. No meio da Guerra da Ucrânia, o PAN está a contar emissões. O Livre escuda-se em conversas que União Europeia (UE) ainda tem de ter e o BE fala em "eurocinismo" e considera que os 27 não se esforçaram o suficiente para acabar com o conflito e promover uma conferência de paz. O Chega aceita que é preciso capitalizar a defesa, mas a seguir perde-se em efabulações.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.