Secções
Entrar

Covid-19: Feirantes consideram ter-se acendido um "semáforo verde"

15 de maio de 2020 às 22:44

"O semáforo verde acendeu hoje. Está clarificada a situação da abertura com as condições que a DGS obriga neste momento a serem praticadas", salientou presidente da FNAF.

O presidente da Federação Nacional de Associações de Feirantes (FNAF), Joaquim Santos, considerou ter-se acendido um "semáforo verde", depois de o Governo ter determinado hoje a reabertura da feiras e mercados, a partir de segunda-feira.

"O semáforo verde acendeu hoje. Está clarificada a situação da abertura [das feiras] com as condições que a DGS [Direção-Geral da Saúde] obriga neste momento a serem praticadas", salientou Joaquim Santos, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o dirigente, o reinício da atividade dos feirantes está agora "explicita", depois de não terem sido todos integrados na primeira fase de desconfinamento, no período de pandemia da covid-19.

"Foi um trabalho da federação e das associações ao longo desta semana. Desde que saíram as primeiras normas de desconfinamento - à qual nos não fomos integrados - sentimos que poderíamos ter avançado nessa altura [para a reabertura] e, como não fomos na primeira fase, tomámos o pulso a esta situação", afirmou, revelando que aquela entidade "fez um trabalho encetado em diálogo" com o Governo.

Segundo Joaquim Santos, foi entregue um caderno de encargos ao Ministério da Economia no sentido de clarificar os municípios sobre reinício das feiras e dos mercados.

"Agora não deixa dúvidas a ninguém", realçou, acrescentando que "os feirantes precisam urgentemente que as câmaras coloquem este plano o mais rápido possível em funcionamento".

O presidente da FNAF adiantou ainda que os feirantes estão "ansiosos para regressar às feiras" e que tem havido "um trabalho incansável em fazer chegar a informação aos municípios".

Joaquim Santos observou também que vários municípios se sentiam "presos" à primeira fase, que só previa a venda de bens de primeira necessidade, como produtos alimentares, mas agora expande-se para outro tipo de comércio.

À Lusa, o presidente da Associação de Feirantes do distrito do Porto Douro e Minho, Artur Andrade, referiu que esperam que os municípios reabrem as feiras com devidas normas de segurança e planos de contingência.

"Neste momento já existem muitas feiras com planos de contingência preparados e com datas de abertura já na próxima semana", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela