Secções
Entrar

Cinco detidos por associação criminosa, branqueamento e burlas a nível internacional

05 de fevereiro de 2019 às 10:20

Este grupo organizado, "de cariz transnacional", utilizava o território nacional para proceder à circulação de capitais, explica a Polícia Judiciária.

APolícia Judiciária (PJ)deteve cinco cidadãos estrangeiros por suspeitas de associação criminosa, branqueamento e burlas qualificadas realizadas a nível internacional e apreendeu diverso material utilizado pelo grupo, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a PJ diz que os detidos já foram presentes a tribunal e ficaram em prisão preventiva.

Segundo a PJ, a operação "kryptonite", desenvolvida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, incluiu sete buscas e a investigação teve origem na "prevenção e repressão do branqueamento de capitais através de comunicações do sistema financeiro".

"Os detidos constituíam empresas de fachada e abriam contas em instituições financeiras em Portugal", refere o comunicado.

Este grupo organizado, "de cariz transnacional", utilizava o território nacional para proceder à circulação de capitais (diversos milhões de euros), explica a PJ.

"Essas contas eram apenas utilizadas para parquear o dinheiro, produto de ilícitos perpetrados pelo mesmo grupo criminoso, sendo de imediato transferido para outros países, de forma a ocultar a sua proveniência e destino, dando-lhe uma aparência de legalidade", acrescenta.

A Polícia Judiciária prossegue as investigações para apurar a natureza e a dimensão da atividade criminosa em investigação.

O inquérito corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela