Secções
Entrar

Chega é o partido com menos mulheres cabeças-de-lista. AD e PS os que têm menos jovens

Luana Augusto 28 de abril de 2025 às 07:00

Este ano existem menos mulheres e jovens como número por cada distrito. O Chega é o partido com menos representantes femininas, tendo escolhido apenas duas. Já AD e o PS foram as únicas forças políticas que não apresentaram jovens para encabeçar as listas.

Para as legislativas antecipadas de 18 de maio, todos os partidos políticos decidiram apresentar menos mulheres e jovens para cabeças-de-listas. Esta é a principal conclusão de uma análise feita pelaSÁBADO ao número um de cada partido por distrito, que revela ainda que o Chega é o partido que menos representantes femininas escolheu. Já a AD e o PS são os que menos apostam nos jovens. 

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Enquanto que nas Legislativas de 2024 se registaram um total de 52 mulheres como cabeças-de-lista, este ano existem apenas 43 representantes femininas - menos 18% face ao ano passado.

Se no ano passado o Partido Socialista (PS) era o partido que mais mulheres tinha como cabeça-de-lista (10) e o Chega o que menos representantes femininas apresentava (3), este ano, a CDU foi quem colocou mais mulheres na liderança das listas (10) com mais uma vez o Chega a ser o partido com menos representares femininas (2).

Em 2024, o PS tinha 10 mulheres como cabeça-de-lista, o Livre e o PAN, 8, a CDU, 7, o Bloco de Esquerda, 6, a Iniciativa Liberal e a AD, 5, e o Chega, 3.

Já este ano, a CDU apontou 10 mulheres, o Livre manteve-se nas 8, o Bloco de Esquerda 7, o PS 6, a AD e a Iniciativa Liberal 5 e o Chega 2.

Quanto aos jovens (até 35 anos), existem hoje menos candidatos cabeça-de-lista comparativamente com o ano passado. Se em 2024 se contavam um total de 22 jovens a encabeçar as listas pelos diferentes partidos, este ano existem apenas 13, uma redução para praticamente metade.

Ainda assim, o Livre continua a ser o partido com mais candidatos juvenis no número um das listas. Nas legislativas de 2024 o partido elegeu 6 jovens, mas este ano o número ficou reduzido a apenas 4. 

Já o PAN e o Bloco de Esquerda elegeram no ano passado 5 jovens cada, a Iniciativa Liberal 3, a CDU 2 e o Chega 1, com o PS e a AD a não terem qualquer representante jovem como cabeça-de-lista.

Para estas legislativas, o Bloco de Esquerda escolheu apenas 3 jovens, a Iniciativa Liberal e o PAN 2, a CDU e o Chega 1, e mais uma vez a AD e o PS não tiveram qualquer representante juvenil.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela