Secções
Entrar

Centeno diz que negociações sobre SIRESP são "urgentes"

24 de maio de 2019 às 14:59

Ministro das Finanças indicou que o objetivo é que o Estado passe a "deter todas as participações na empresa" mas que negociações "não se comentam à frente de microfones".

O ministro das Finanças, Mário Centeno, classificou as negociações em curso sobre oSIRESPcomo "urgentes", tendo como objetivo que o Estado passe a "deter todas as participações na empresa".

"São urgentes, e por isso estão a decorrer. São negociações, e por isso não se comentam à frente de microfones", disseMário Centenoem declarações aos jornalistas, à saída da conferência "Portugal: Daqui para onde?", que decorre hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O responsável pela pasta das Finanças acrescentou que as negociações têm "um objetivo, que é garantir a permanência da segurança que o SIRESP traz ao sistema nacional de proteção civil".

Um outro objetivo do Governo nas negociações é também "garantir (...) que o Estado possa passar a deter todas as participações na empresa", como já tinha sido adiantado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Na quarta-feira, o presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, garantiu que a segurança na rede do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) não será posta em causa, apesar da negociação que ainda decorre com o Governo.

"No que depende da Altice Portugal com certeza que tudo faremos para garantir, também no âmbito da nossa prestação de serviços à SIRESP, todas as condições de segurança que são possíveis nesta rede, que aliás sempre esteve à altura das expectativas que estavam criadas", afirmou.

O Governo "tem prosseguido negociações regulares com os acionistas privados" do SIRESP, sendo que, no dia 15 de maio, o ministro da Administração Interna manifestou confiança de que seja encontrada uma "solução nos próximos dias" para essas negociações.

A informação chegou depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter afirmado em plenário da Assembleia da República que o objeto da negociação que está em curso poderá passar pela aquisição da posição acionista por parte do Estado no SIRESP.

A SIRESP é detida em 52,1% pela PT Móveis (Altice Portugal), 33% pela Parvalorem (Estado) e 14,9% pela Motorola Solutions.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela