Secções
Entrar

Aluguer de comboios a Espanha custa mais de 10 milhões de euros por ano

04 de setembro de 2018 às 21:19

O presidente da CP, Carlos Nogueira, referiu ainda que as 20 unidades já alugadas à vizinha Renfe necessitam de "grandes reparações".

O aluguer de equipamentos feito pela CP - Comboios de Portugal à congénere espanhola Renfe custa 10,4 milhões de euros por ano, tendo em conta as 20 unidades já alugadas, as quatro novas e o comboio internacional.

1 de 4
CP Intercidades comboios ferrovia
Carlos Gomes Nogueira

Falando hoje na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas no âmbito de um requerimento do PSD sobre a degradação do material e o serviço prestado, o presidente da CP indicou que o montante ascende agora a 10,4 milhões de euros por ano, tendo em conta o protocolo assinado na passada segunda-feira na capital espanhola, Madrid.

Assim, estão em causa as 20 unidades já alugadas à Renfe para linhas não electrificadas (350 mil euros por cada comboio, num total de sete milhões de euros), bem como as novas quatro unidades a 'diesel' (1,4 milhões de euros) que foram acordadas com a Renfe na segunda-feira e chegam a Portugal em Janeiro do próximo ano.

Carlos Nogueira notou que as "grandes reparações" que esses quatro comboios precisam serão feitas pela Renfe, de forma a assegurar a realização de 650 mil quilómetros.

Nos 10,4 milhões de euros incluem-se ainda os dois milhões de euros relativos ao serviço internacional ferroviário realizado pelo Sud Expresso, que liga Lisboa a Hendaye, em França.

Na segunda-feira, a CP e a congénere espanhola Renfe assinaram, em Madrid, um protocolo de cooperação que permitirá à empresa ferroviária portuguesa alugar em 2019 quatro comboios a gasóleo e uma primeira composição eléctrica.

O aluguer de comboios pela CP visa suprir necessidades enquanto é aguardado o concurso para a compra de mais composições.

Portugal apenas pode alugar comboios a Espanha, uma vez que ambos os países têm bitola (distância entre carris) ibérica. Portugal ainda usa comboios a gasóleo, pois cerca de um terço da infraestrutura ferroviária portuguesa está por electrificar.

Na audição de hoje, o presidente da CP realçou que estes são "contratos de aluguer por três anos".

"Quando tivermos as 22 unidades [hoje anunciadas para o serviço regional], libertamos os comboios da Renfe. Este material é para devolver", concluiu o responsável.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela