Secções
Entrar

Metro de Lisboa moderniza escadas da estação Baixa-Chiado

07 de janeiro de 2019 às 20:30

O Metropolitano de Lisboa concluiu a primeira fase de uma modernização das escadas da estação, substituindo duas escadas por um "equipamento novo, mais resistente".

O Metropolitano de Lisboa concluiu a primeira fase de uma modernização das escadas mecânicas da estação Baixa-Chiado, substituindo duas escadas por um "equipamento novo, mais resistente", anunciou esta segunda-feira a empresa.

Nos últimos anos, têm sido várias as queixas dos utentes sobre avarias frequentes nas escadas e nos elevadores desta estação, localizada no centro da cidade e que recebe diariamente um grande fluxo de passageiros. "Para este trabalho, o Metropolitano de Lisboa recorreu a um método inovador, que permitiu a modernização destas escadas, aproveitando-se os respetivos chassis, elementos de grande robustez e peso", refere a mesma nota.

Em Portugal, acrescenta a empresa, este tipo de intervenção é inovador, mas é já usual noutros países, "nos casos em que se torna difícil a substituição de equipamentos, sem recurso a demolições, estragos ou encerramento de acessos". "Com este método economizaram-se recursos ambientais, evitando-se o encerramento do acesso, reduzindo-se ainda o transporte e a movimentação de pesos de grandes dimensões, com os consequentes estragos nos acabamentos da estação", descreve a transportadora.

O Metropolitano de Lisboa prevê retomar a continuação dos trabalhos de modernização dos restantes lanços durante este ano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela