Sábado – Pense por si

Rui Miguel Tovar
Rui Miguel Tovar Jornalista
19 de agosto de 2016 às 12:22

19 de Agosto (1954): Otto Glória profissionaliza o futebol do Benfica

Neto de portugueses, Otto Glória nasce no Brasil mas é em Portugal que faz história. Treina Benfica, Sporting, Belenenses, FC Porto e a selecção portuguesa rumo ao terceiro lugar no Mundial-66, tendo-lhe pertencido também o comando da selecção no início da qualificação para o Euro-84

Neto de portugueses, Otto Glória nasce no Brasil mas é em Portugal que faz história. Treina Benfica, Sporting, Belenenses, FC Porto e a selecção portuguesa rumo ao terceiro lugar no Mundial-66, tendo-lhe pertencido também o comando da selecção no início da qualificação para o Euro-84. Quando Otto chega a Lisboa em 1954, é para limpar a face ao futebol amador português. O Benfica contrata-o para profissionalizar o clube e Otto Glória revela-se à altura do desafio. Cria o Lar do Jogador, implementa concentrações e estágios com regras rígidas (os jogadores estão proibidos de jogar cartas ou dados e de falar calão) e proibe o próprio presidente do clube (Joaquim Bogalho) de ir ao balneário ou falar com os futebolistas. É este o caminho do futuro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.